Ana Erthal, da ESPM-Rio, lança livro sobre uso dos sentidos como estratégia de comunicação

Obra reúne estudo de 10 anos sobre o tema e será lançada em 14 de fevereiro, na Livraria da Travessa

54

Ana Erthal, professora e responsável pela pesquisa de Digital Branding Experience da ESPM-Rio, escola de negócios referência nas áreas de Marketing, Comunicação, Economia Criativa e Inovação, lança em 14 de fevereiro, na Livraria da Travessa, o livro A Comunicação Multissensorial. Compreendendo Modos de Sentir.

A obra aborda a influência dos cinco sentidos humanos no processo de comunicação das marcas. “Somos exposto a 350 mensagens publicitárias por dia, em média”, diz Ana, que dedicou sua tese de doutorado ao tema.  “O objetivo das minhas pesquisas é avaliar se o sensorial brand — conjunto de percepções sensoriais que envolvem uma marca – é um recurso mercadológico eficaz para ativar a memória do consumidor. “

As pesquisas realizadas nos últimos dez anos demonstraram que os registros sensoriais estão relacionados a outras experiências e dessa maneira criam vínculos de memória mais efetivos. São comuns relatos de consumidores que associam, por exemplo, o cheiro de um produto a sua marca. Como exemplo, a autora cita o depoimento de uma consumidora que resolveu comprar um novo par de sandálias da marca Melissa graças ao cheiro marcante e característico do produto. 

O livro também menciona a interferência do avanço tecnológico — como a popularização das telas touch ou a introdução dos silenciosos veículos leves sobre trilhos (VLT) — nos sentidos humanos. “A modernidade alterou os modos de sentir e hoje vivemos o efeito dessas mudanças”, diz Ana.  

Serviço

  • O quê: Lançamento do livro A Comunicação Multissensorial. Compreendendo Modos de Sentir
  • Quando: 14 de fevereiro
  • Onde: Livraria da Travessa. Rua Sete de Setembro, 54, Centro – Rio de Janeiro
  • Horário: 17 horas 

Sobre Ana Erthal

Coordena a área de pesquisas da ESPM Rio, onde é professora na graduação e na pós-graduação. Formada em jornalismo, com mestrado e doutorado na linha de Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Ana atuou em diversos projetos de comunicação e marketing digital para empresas como Oi, Detran-SP, Fundação Vanzolini, Rede Bandeirantes, SulAmérica Seguros e Fundação Roberto Marinho. Foi colunista para portais de tecnologia e possui muitos casos de estudos e artigos sobre seus temas de interesse.

PUBLICIDADE
COMPARTILHAR