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Por Denis Casita

Com o surgimento da internet e de seu avanço global, as empresas viram a oportunidade de traçar novas estratégias e fazer com que sua marca seja reconhecida mundialmente. Com diversas plataformas de vídeo, comunicação e novos dispositivos para o marketing digital elas têm uma vasta gama de ferramentas para traçar suas campanhas de marketing.



Utilizar as novas técnicas de marketing digital e tendências tecnológicas que surgem a todo momento, é uma grande oportunidade para estar em contato diretamente com o seu público alvo. Na minha visão, essas ferramentas possuem o poder para construir um bom relacionamento da marca com o consumidor e engajar novos clientes.



No primeiro destaque de tendências está a mudança no algoritmo do Google. A gigante tecnológica está mudando a forma de como as notícias são disseminadas no seu buscador para eliminar conteúdos ruins e “fakes news”, com o objetivo de oferecer uma melhor experiência de busca para os seus usuários, de acordo com seus hábitos e preferências. Além disso, os consumidores estão cada vez mais buscando uma plataforma mobile para fazerem buscas e lerem notícias. Por isso, empresas que contam com sites que são otimizados para dispositivos móveis, contam como prioridade no buscador do Google.



Outra tendência é a utilização de pesquisa por voz, recurso que está atrelado ao SEO, para otimização de pesquisas. Segundo uma pesquisa realizada pelo Search Engine Land, 20% das pesquisas em sites de busca via Android são feitas por comando de voz. Por isso, estar atento a este recurso é uma maneira de destacar sua marca e incentivar o usuário a usar esse mecanismo.



Também quero apontar como os chatbots e a inteligência artificial está mudando a comunicação da empresa com o cliente. Levando maior agilidade no atendimento e reduzindo custos operacionais. Além do mais, a inteligência artificial faz o chatbots passarem informações ainda mais relevantes para os seus clientes, como conteúdos interessantes e produtos, tornando esse atendimento mais humano e útil, aumentando as suas vendas e tornando a experiência de compra de seus clientes excepcional.



Já o Big Data, no marketing digital, têm como principal função auxiliar na compilação em grande quantidade de dados para uma empresa traçar a melhor estratégia para determinada campanha. Isso faz o Big Data um aliado no marketing digital tendo a capacidade de fazer alterações em tempo real em campanhas, baseando-se em dados gerados a partir do perfil de seus consumidores e os valores e plataformas de mídias mais interessantes para alcançá-los.



Uma nova tecnologia que também está ganhando mais espaço é o uso da realidade virtual. Imagine o seguinte caso: Você, no conforto de seu lar, tem a facilidade de ver vários tipos de produtos, saber a dimensão deles, funcionalidades e como ele irá ficar em sua casa, além da opção de ver objetos em 3D, com a realidade virtual isso é possível. A realidade virtual é uma das fortes tendências do marketing digital, já que é interativa e desperta uma certa emoção nos clientes, contribuindo para que a decisão de compra seja tomada de forma rápida e mais assertiva.



Por último, quero colocar a utilização de influenciadores no marketing digital. Os influenciadores não são uma novidade no cenário da comunicação, mas continuam com uma boa margem em campanhas digitais. É sempre bom ressaltarmos que, utilizar essas personalidades em sua estratégia é importante e deve ser explicado que é uma publicidade, mas você só terá resultados em vendas e relacionamento se utilizá-las de forma correta. Por isso, ficar atento na escolha do micro ou grande influenciador é uma escolha crucial para que eles conversem com seu público-alvo.



Denis Casita é CEO da Performa Web, agência de marketing digital

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CEO do ABC da Comunicação. Professor, Escritor, Palmeirense, membro da AMPRO e da APP