Jogadores de futebol e basquete dominam a lista, mas não ocupam os primeiros lugares. Neymar ainda não entrou para o dream team
A agência de marketing esportivo Euromericas, uma das maiores da América Latina, criou o ranking dos atletas que mais faturaram dinheiro com campanhas publicitárias em 2013. O estudo “La publicidad sale a la cancha” mostra os homens com maior apoio das marcas para capitalizar sua veia midiática e acompanhar o desempenho de suas habilidades dentro das modalidades. Surpreende que Neymar ainda não reforce esse “dream team” da publicidade esportiva. Confira:
1º Lugar – Roger Federer (Tênis – 68 milhões de dólares)
O atleta suíço de 32 anos ganhou cerca de 68 milhões de dólares de seus patrocinadores em 2013, incluindo as marcas Wilson, Credit Suisse, Nike, Moet & Chandon e Rolex, entre outras. O jogador já ganhou 17 torneios Grand Slam, fator que o fez enriquecer ainda mais fora das quadras.
2º Lugar – Kobe Bryant (Basquete – 66 milhões de dólares)
Considerado um gênio do basquete, o jogador dos Los Angeles Lakers é pelo terceiro ano consecutivo o jogador mais requisitado da NBA pelas marcas. O craque tem contratos publicitários com marcas como Nike, Coca Cola, Lenovo e Mercedes Benz.
3º Lugar – LeBron James (Basquete – 64 milhões de dólares)
Outra estrela da NBA, LeBron está na “crista da onda” com o bicampeonato do Miami Heat. A Nike o contratou como garoto-propaganda e as vendas dispararam em 72%. A Samsung é o segundo grande patrocinador de uma enorme lista.
4º Lugar – Tiger Woods (Golfe – 62 milhões de dólares)
O montante acima tem grande participação de Rolex e Nike. A lista de patrocinadores de Woods também é grande e só não maior porque ele teve boa parte dos contratos cancelados após um escândalo em que foi obrigado a pedir desculpas públicas por trair a sua mulher com uma série de casos extraconjugais.
5º Lugar – Drew Brees (Futebol Americano – 59 milhões de dólares)
O jogador do New Orleans Saints tem como patrocinadores grandes marcas, incluindo Nike, Procter & Gamble, Verizon Wireless, Pepsi e Wrangler .
6º Lugar – Lionel Messi (Futebol – 57 milhões de dólares)
O desempenho de Lionel Messi fala muito mais alto que a sua própria imagem midiática. Ele foi considerado pela FIFA como o melhor jogador do mundo nos últimos quatro anos. Recentemente o argentino foi envolvido em uma suspeita de fraude fiscal, mas o caso não abalou o prestígio de sua imagem e muito menos a confiança das marcas que apostam nele.
7º Lugar – David Beckham (Futebol – 55 milhões de dólares)
Se em campo a sua qualidade técnica já foi questionada algumas vezes, fora dele ninguém nunca negou a capacidade do craque inglês em capitalizar a sua imagem. Beckham abandonou a carreira neste ano e doou o seu último salário (5,2 milhões) para uma entidade carente. Mesmo assim, sua imagem rendeu 55 milhões de dólares com publicidade em 2013.
8º Lugar – Cristiano Ronaldo (Futebol – 51 milhões de dólares)
Outro craque dentro e fora de campo, o português foi o segundo jogador de futebol que mais evoluiu no quesito faturamento com publicidade em comparação com o ano passado, ficando atrás apenas de Messi. O crescimento foi de 132%.