Segundo dados do Mobile Trend que ouviu 1.400 usuários de celulares em todo o país, os brasileiros avaliam atributos como bom preço (35%), reputação da marca (25%), facilidade de uso (21%) e tamanho da tela (19%) na hora de escolher um aparelho. Os dados são do painel contínuo criado pelo Grupo Croma que disponibiliza para as empresas um mapeamento de comportamento dos usuários, preferências e tendências do mercado mobile no Brasil.
Contrapondo esses números, em último lugar aparecem no estudo processador (11%), atualização de modelo (10%) e qualidade da câmera traseira — fotos e vídeos — (10%). “Os dados confirmam que os consumidores estão à procura de um produto com um bom custo/benefício, com qualidades técnicas que supram suas necessidades diárias de comunicação e de fácil usabilidade, facilitando o dia a dia”, explica Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma.
O painel também avaliou como os usuários escolheram a operadora nos últimos três meses. Entre os principais atributos estão: tem uma boa oferta de produtos e serviços (35%), funciona em qualquer lugar (33%), todo mundo tem (24%), eu confio na marca (19%), recebi boas recomendações (13%) e tem boa reputação (11%). “Ofertas de produtos e o fato de funcionar bem e em qualquer lugar, com uma boa cobertura e qualidade de sinal, são as principais influências para o brasileiro escolher uma operadora”, pontua Bulla.
A coleta dos dados será feita mensalmente e a cada trimestre haverá leituras consolidadas sobre os principais pontos de experiência de compra e uso de celulares. “Os dados do estudo podem ser comprados por companhias de diferentes setores. O estudo tem como foco o comportamento humano com uma de suas principais interfaces tecnológicas: o smartphone. Sem dúvida, o painel é uma ferramenta importante para criar estratégias de negócios mais assertivas,” finaliza o consultor.
Crédito Foto Destaque: http://www.freepik.com | Designed by senivpetro / Freepik