Na área de alimentos e bebidas, a Coca-Cola foi eleita a empresa que mais produz valor tangível e intangível a partir da percepção, avaliação e recomendação dos seus principais stakeholders, como acionistas, funcionários e clientes. A constatação é do ranking Mais Valor Produzido, da consultoria de marketing DOM Strategy Partners, que avaliou outros 21 setores da economia separadamente.
Além da Coca-Cola, que conquistou o primeiro lugar, com nota 8,45, participam na seguinte ordem: Ambev (8,42), Nestlé (8,31), Danone (8,21) e Mondel?z (8,16).
A pesquisa envolveu entrevistas físicas e virtuais com mais de oito mil pessoas. O processo de análise se deu a partir das 1000 maiores companhias (segundo os rankings Valor e Exame), considerando universos estatisticamente válidos para cada grupo de stakeholder e a performance das empresas da indústria de alimentos e bebidas nos critérios definidos como direcionadores de valor.
Para basear o valor corporativo de uma companhia, quatro dimensões foram escolhidas. São elas: resultados, reputação (definida como Credibilidade/Imagem), competitividade e riscos.
“No caso de alimentos e bebidas, itens como Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes e Sustentabilidade tiveram pesos maiores durante a contagem da pesquisa”, diz Daniel Domeneghetti, coordenador da pesquisa e CEO da DOM Strategy Partners, que mensurou no total 62 critérios ligados à valor tangível e intangível.
|