Oi galera, sou a Victoria, conteúdista da INSIGHT Comunicação Digital. Nossa conversa de hoje será sobre uma ferramenta muito importante para o marketing digital: a indexação orgânica.
Todos os buscadores possuem resultados orgânicos, referentes aos conteúdos apresentados de maneira natural, de acordo com a palavra-chave pesquisada. Os resultados são apresentados de forma sequencial, com base no ranking de cada site.
Na verdade, a busca orgânica é a fonte de mais da metade do tráfego em sites. Para estar dentro dessa estatística, é necessário se esforçar um pouco, produzindo conteúdos relevantes e que conversem da melhor forma com seu público-alvo.
Antes de definir quais devem ser os conteúdos produzidos, é necessário planejar para quem ele será destinado, e quais objetivos de métricas se deseja alcançar.
Para conquistar visitas orgânicas é de extrema necessidade escolher com muito cuidado as palavras-chave de seu texto, afinal, não faz sentido desenvolver um conteúdo sensacional que não tem busca no Google. Existem diversos sites que apresentam o número de pesquisas para cada palavra, além de mostrar sugestões de potenciais assuntos a serem explorados.
Um conteúdo pode apresentar diversos formatos, mas o que definirá qual é o melhor a se usar, é o público a qual se destina o assunto tratado. Infográficos explicativos, matérias longas, texto em tópicos e texto ilustrado com imagens, são as maneiras mais convencionais.
A seguir, compreenda qual é a estrutura ideal para seus conteúdos:
1 – URL
O primeiro item analisado pelo robô do Google é a URL do post. Nesse caso, é fundamental que a palavra-chave esteja presente no mesmo.
A melhor forma de fazer isso é usar a seguinte estrutura: www.nomedaempresa.com.br/blog/título-da-matéria-com-a-palavra-chave.
2 – Title tag
Essa ferramenta é exclusiva para estratégias de SEO. Ela aparecerá na aba do navegador quando sua página abrir, precisando conter a palavra-chave foco e apresentar de maneira sucinta o assunto contido, afinal, o espaço máximo é de 65 caracteres.
3 – Títulos
Um bom título é fundamental para que seu blog apareça nos buscadores. Além disso, ele precisa ser chamativo, já que a análise da quantidade de cliques por impressão também é fator decisivo para ranqueamento.
Deixe claro o problema, dor, desafio que o conteúdo deve resolver. Tenha em mente que o título deve conversar de maneira direta com a persona a qual se direciona a matéria.
4 – Subtítulos
A palavra-chave também deve aparecer nos subtítulos, desmembrando o contexto do termo, a dor, o problema ou a solução que será tratada na matéria.
Sua principal função é fazer com que o leitor entenda melhor do que se trata o conteúdo e decida o grau de relevância para si, das informações apresentadas.
Tente separar o conteúdo em diversos subtítulos, criando textos que não sejam muito grandes e massivos, o que facilita no processo de encontrar a informação desejada.
5 – Introdução
A introdução se localiza no primeiro parágrafo depois do subtítulo principal. A palavra-chave também deve estar presente. Os mecanismos do Google monitoram o uso de keywords no primeiro parágrafo.
Uma boa introdução é de extrema necessidade para dar as boas vindas ao leitor, posicionando-se em relação ao conteúdo, deixando claro os motivos para a produção daquele conteúdo e quais são os problemas que se pretende solucionar.
6 – Conteúdo
Textos produzidos para a internet devem ser bem divididos entre pequenos parágrafos, criando blocos de texto que facilitam a leitura.
Essa divisão auxilia também, para a visualização em dispositivos mobiles, melhorando a experiência de navegação.
7 – Links internos
Outro ponto avaliado é a quantidade de links internos que direcionam o usuário para outras páginas dentro do site, gerando para o usuário um caminho de links complementares ao conteúdo apresentado.
Use links utilizando o contexto, selecionando frases que tenham a ver com a página de destino. Frases como “clique aqui para acessar” devem ser evitadas.
8 – Links externos
Linkar com outros sites também é interessante, sendo identificados mais facilmente do que os internos pelo robô no Google. Além disso, ele também monitora a relevância, qualidade e quantidade de links utilizados.
Se o site citado gostar do seu conteúdo, ele pode inclusive oferecer links te indicando também, o que amplia o tráfego.
9 – Conclusão
Como todo bom texto, as matérias precisam ser concluídas. Apresentar de forma sucinta os principais pontos apresentados no conteúdo e como ele poderá auxiliar o leitor é uma ótima estratégia.
Caso você ainda tenha dúvidas de como produzir conteúdos que serão facilmente identificados por buscas orgânicas, entre em contato com a Insight, nós podemos te ajudar nessa tarefa.