No livro Ética, mídia e comunicação – Relações sociais em um mundo conectado (240 pg, R$ 71,70), lançamento da Summus Editorial, os professores Luís Mauro Sá Martino e Ângela Cristina Salgueiro Marques partem do pressuposto de que a comunicação em si é uma ação ética, mediada ou não pela tecnologia. Assim, sem entrar em questões específicas da ética profissional – “ética publicitária”, “ética jornalística” ou outras – a proposta desta obra é tratar a comunicação como um fenômeno humano, que antecede as atividades profissionais, e discutir as ideias que fundamentam a ética nas relações de comunicação.
Os autores trabalham o assunto a partir de exemplos da mídia e do cotidiano, mostrando como questões éticas envolvendo a comunicação estão presentes em todos os momentos, das grandes decisões às situações mais comuns, e procuram ajudar o leitor a identificar os conceitos fundamentais para entender a ética e a moral, relacionando esses conceitos com a comunicação e com as mídias.
Em sentido mais prático, este livro também ajuda a compreender por que a globalização requer uma ética de responsabilidade por parte de pessoas e organizações, além de apontar a necessidade de se construir uma abordagem crítica da prática profissional em Comunicação (jornalismo, publicidade, relações públicas), relacionada à ética e à cidadania, destacando questões como formação, poder, justiça e autonomia.
Os autores
Luís Mauro Sá Martino é graduado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, com mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ângela Cristina Salgueiro Marques é professora do Programa de Pós-Gradução em Comunicação Social da UFMG, onde cursou mestrado e doutorado em Comunicação. É pós-doutora pela Universidade Stendhal Grenoble III, na França.
Título: Ética, mídia e comunicação: Relações sociais em um mundo conectado
- Autores: Luís Mauro Sá Martino e Ângela Cristina Salgueiro Marques
- Editora: Summus Editorial
- Preço: R$ 71,70 (Ebook: R$ 45,70)
- Páginas: 240 (14 x 21 cm)
- ISBN: 978-85-323-1099-6
- Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890
- Site: www.summus.com.br