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Na última semana, a Awin promoveu o seu evento anual, o Awin Day 2018, no Centro Britânico Brasileiro, em São Paulo. O evento foi voltado para anunciantes, afiliados e experts de diversas indústrias e verticais, que enxergam no marketing digital um caminho para alavancar seus negócios. Foram discutidas as principais tendências e oportunidades de crescimento do futuro. Foi um dia de palestras, sessões interativas e insights.

O Country Manager da Awin, Rodrigo Genoveze, fez a abertura das atividades trazendo números sobre o crescimento da empresa no último ano. “Em 2017, tivemos um crescimento de 36% em receita gerada para os anunciantes e de 23% no número de comissões pagas a afiliados. De uma forma geral, estes números destoam do desempenho econômico brasileiro, apontando que o marketing de afiliação pode ser considerado um ponto fora da curva, o que é muito positivo para as lojas virtuais anunciarem e para os afiliados monetizarem”, indicou.

Jasper Mulder, Head Global de Publishers da Awin, compartilhou insights da organização no mundo e mostrou que transparência e confiança são pilares compartilhados por todas as unidades da empresa no mundo. Mulder explanou sobre tendências de futuro, mídia de massa, marketing de influência e outros pontos relacionados a melhorar o ROI positivo para os anunciantes.

“Outro modelo que tem revolucionado o mercado no Reino Unido e que está para ser lançado no Brasil, ainda neste semestre, é o de pagamento por influência. Este modelo inova porque mensura a porcentagem exata de remuneração que cada afiliado deve receber”, disse.

Outro destaque do evento foi a palestra “Boas práticas, estratégias e gerenciamento de um programa de afiliados bem-sucedido”, com representantes da Avianca, Carrefour, ClickBus e Marabraz, que mostrou os benefícios de contar com um programa de afiliados exclusivo.

Marcel Bianchi, Head of Partnerships da ClickBus para a América Latina, disse que a ideia de utilizar um programa exclusivo veio de uma intenção antiga da marca, de ter a visibilidade de 100% do que acontece em seus canais de afiliados. “E isso não era possível quando trabalhávamos com mais de uma plataforma. Quando fizemos essa migração para o modelo exclusivo, conseguimos visualizar o cenário de uma maneira muito mais transparente e estratégica. Além disso, essa exclusividade também propicia um ganho de eficiência operacional. Hoje a ClickBus é responsável não só por seu portal, como também por mais de 3 mil canais de vendas, incluindo sites de mais de 20 rodoviárias e mais de 45 e-commerces de empresas rodoviárias. Com este formato, temos fôlego para focar no que interessa: gerar oportunidades para aumentar ainda mais a venda online de passagens de ônibus”, concluiu.

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CEO do ABC da Comunicação. Professor, Escritor, Palmeirense, membro da AMPRO e da APP