Freelancer.com revela os empregos online de maior crescimento em 2018

60

A importância vital de uma presença online para os negócios, atualmente, foi um dos pontos altos em 2018, com jobs voltados para desenvolvimento, promoção e marketing de websites entre as áreas de maior crescimento e demanda de trabalho online, no período, de acordo com o último Relatório Fast 50 da Freelancer.com.

O Relatório Fast 50 da Freelancer.com mapeia o movimento trimestral das 50 categorias de empregos de maior crescimento e declínio, na plataforma Freelancer.com, que conta com mais de 30 milhões de usuários em todo o mundo e já proporcionou mais de 15 milhões de jobs até o momento. Esta edição especial do Relatório Fast 50 analisa de perto as maiores tendências de emprego que dominaram o mercado, em 2018, e também fornece um panorama da movimentação e tipos de trabalho no 4º trimestre de 2018.

“Freelancer.com é o maior marketplace de freelancers do mundo em número de usuários e de trabalhos postados, então, a profundidade e a amplitude de dados que podemos aproveitar para descobrir as tendências globais de emprego online são incomparáveis. Esta visão rica oferece informações valiosas para freelancers que querem maximizar suas habilidades e se manter atualizados e em sintonia com este amplo mercado de trabalho, que pode ser dinâmico com mudanças de demandas ao longo do tempo “, diz o CEO e Presidente do Freelancer.com, Matt Barrie.

A análise de quase dois milhões de empregos publicados no Freelancer.com, em 2018, mostrou que o conteúdo online foi “rei” de crescimento no ano, com o primeiro e o último trimestre dominados pelo crescimento de empregos focados na criação de websites e produção de seus conteúdos.

Um surto de jobs focados em conteúdo, durante os primeiros três meses de 2018 e novamente nos três últimos meses do ano, fizeram a popularidade das habilidades em redação, design e animação na plataforma Freelancer.com crescerem drasticamente durante o ano, em comparação com o ano anterior.

Essa tendência parece dar algum crédito às palavras do cofundador e ex-CEO da Microsoft, Bil Gates, em um ensaio de 1996, intitulado “Content is King”, que dizia que “muito do dinheiro real será feito na internet”.1

___________________________

1

http://www.microsoft.com/billgates/columns/1996essay/essay960103.asp

Enquanto Gates admitiu em seu ensaio que sua definição do termo “conteúdo” se torna muito ampla, no contexto da Internet, ele também deixa claro que as oportunidades seriam abundantes para a maioria das empresas em fornecimento de informações ou entretenimento on-line.

“As amplas oportunidades para a maioria das empresas envolvem o fornecimento de informações ou entretenimento”, escreveu Gates. “Nenhuma empresa é pequena demais para participar.”

Agora, mais de duas décadas depois, trabalhos online de criação de conteúdo para a internet estão rapidamente se tornando alguns dos jobs mais populares e de crescimento mais rápido, no mercado dos freelancers, na plataforma Freelancer.com, demonstrando o predomínio desse conteúdo no mundo online de hoje.

Revisão do ano: os trabalhos de maior demanda em 2018

O caso do conteúdo

Com mais negócios sendo conduzidos online do que nunca, a proeminente presença online é uma das principais moedas de troca nas organizações, hoje. Isso é evidente pelo grande volume de novos trabalhos realizados no Freelancer.com, em 2018, relacionados ao desenvolvimento web e a criação de conteúdo para uso online, juntamente com trabalhos voltados para aumentar a presença na internet desses sites.

De fato, os trabalhos voltados para a obtenção de conteúdo digital online marcaram presença em peso no crescimento dos jobs, em 2018, com categorias como redação, Animação 2D, Illustrator e After Effects, todos dominando o topo da lista dos 25 empregos que mais cresceram ao longo do ano.

Produção de textos foi de longe a categoria que mais cresceu, em 2018, crescendo 537,5% em comparação ao ano anterior. Produção de textos acadêmicos também viu um crescimento substancial ao longo do ano, adquirindo lugar entre as 10 habilidades que mais cresceram em 2018.

Duas outras áreas importantes na criação de conteúdo online que estiveram entre as 20 melhores áreas de maior crescimento em 2018 foram jobs de produção de textos para blogs, que cresceram 146,6% ano-a-ano e criaram 4.537 postos de trabalho na categoria, em 2018, e produção de textos com técnica de SEO – uma ferramenta tão importante para as empresas que querem ampliar sua presença online – obteve aumento de 84,8%, com 2.590 empregos.

Enquanto isso, Animação 2D, foi uma das cinco categorias de crescimento mais rápido, nos últimos 12 meses, até dezembro de 2018, com aumento de 167,6% em relação ao ano de 2017, com 3.747 trabalhos realizados na categoria.

O After Effects, software normalmente usado para efeitos visuais digitais e gráficos em movimento, aumentou 83% em relação ao ano anterior, com mais de 26 mil postos de trabalho. Ao mesmo tempo, trabalhos com o Illustrator, o popular software de edição de gráficos vetoriais da Adobe, ficou 84,3% maior, com mais de 109 mil postos de trabalho, em 2018. Ambos After Effects e Illustrator foram incluídos entre as 20 áreas de crescimento mais rápido em 2018.

Trabalhos envolvendo outro produto popular da Adobe, o InDesign, também cresceu durante o ano, respondendo por milhares de empregos. De fato, trabalhos utilizando este software de editoração eletrônica e composição tiveram aumento de 65%, com mais de 10.700 projetos, em 2018.

Onde está o seu site?

Se trabalhos envolvendo criação de conteúdo digital para uso na internet estiverem entre as principais áreas de crescimento durante 2018, não deveria ser surpresa que trabalhos envolvendo a criação dos sites para colocar esses conteúdos também dominaram as categorias de maior crescimento durante o ano.

Desenvolvimento Web, por exemplo, cresceu 92,3% durante o ano, com 9.632 postos de trabalho na categoria, durante 2018.

Além disso, outros trabalhos desempenharam um papel importante no desenvolvimento web, como o Django, código aberto de estrutura da Web, usado para criar sites orientados por banco de dados, também tiveram grande crescimento durante o ano. Os trabalhos com Django cresceram especificamente 68,3% em 2018, com mais de 4.500 empregos, durante o ano.

Da mesma forma, o Express JS, linguagem por Node.js que normalmente é usada na criação de aplicações web e mobile também cresceu acentuadamente durante o período, experimentando um aumento anual de 128,4%, em 2018, com mais de 2.600 empregos.

React.js, a biblioteca de código aberto JavaScript usada frequentemente para desenvolver interfaces para dispositivos móveis ou aplicativos de página única (SPAs) na Web, cresceu 81,4% durante o ano, com 7.604 jobs durante o período de 12 meses.

O desenvolvimento web em API (Application Programming Interface) foi a segunda categoria de emprego que mais cresceu, em 2018. Empregos envolvendo APIs – o conjunto de ferramentas e protocolos usados para construir aplicativos e também uma ferramenta importante para o desenvolvimento de sites – cresceu 352,4% em 2018, com mais de 4.600 empregos durante o ano.

Também desempenhando um papel cada vez mais importante no desenvolvimento de sites de e-commerce, a categoria de Templates Shopify, cresceu 110,7% durante o ano, com mais de 6.300 na categoria. Este crescimento parece demonstrar o crescente interesse em sites de comércio eletrônico e as demandas crescentes que acompanham os serviços em torno de seu desenvolvimento, neste caso do Shopify.

É claro que, quando um site é construído e está pronto para funcionar, as organizações precisam encontrar maneiras de atrair tráfego para ele. E isso é realmente importante para empresas que fazem a maior parte de seus negócios online, como vendas online e marketplaces. Talvez esta seja uma das razões pelas quais a categoria de jobs relacionados a Search Engine Marketing, focada em ações para destacar um site no topo dos resultados de buscadores, cresceu tão rapidamente durante o ano, tendo um aumento de 66% ao conquistar 9,413 jobs, em 2018.

Trabalhos em queda

Enquanto trabalhos envolvendo a criação de conteúdo web e o desenvolvimento de ambientes online cresceram substancialmente em 2018, empregos em outras áreas de desenvolvimento de software viram uma queda em sua popularidade ao longo de 2018.

Um importante registro dessa tendência foi a categoria de trabalho Desenvolvimento de Software, que caiu 70,7%, com 9.212 empregos em 2018. Essa categoria de trabalho registrou mais de 31 mil de jobs em 2017.

A categoria App Designer também experimentou uma queda de 70,7%, para 2.531 postos de trabalho, em 2018. Da mesma forma, os trabalhos de desenvolvedor de aplicativos caíram 66,1%, para 6.070, no ano.

Trabalhos que envolvem softwares para carrinhos de compra online, os Shopping Carts, sistemas de compras digitais normalmente usados por sites de comércio eletrônico para facilitar a compra pelos clientes, caiu 65,4%, para 5.845 jobs, uma queda acentuada em relação aos 16.800 empregos que a categoria desfrutava em 2017. Ao mesmo tempo, Processamento de Pedidos, categoria de jobs que geralmente envolvem softwares relacionados à gestão de empacotamento e a entrega de produtos comprados online, caiu de 63,2% para 832 postos de trabalho em 2018.

Entre as outras áreas de trabalho que viram uma queda substancial durante o ano, Desenho Industrial caiu 60%, para 1.256. Manufatura, por sua vez, caiu 59,7%, para 1.808. Ao mesmo tempo, a Engenharia de Materiais caiu 57,7%, com seus apenas com 654 jobs ao longo do ano.

Rumo às estrelas: os trabalhos emergentes

Como mencionado anteriormente, o comércio eletrônico é uma área de rápido crescimento no mundo online de hoje, com muitas empresas ampliando a venda de seus produtos para o online, num mercado global mais amplo. Isso pode ser visto como uma onda de empregos que envolvem a plataforma de e-commerce Shopify, incluindo os Templates Shopify, que coletivamente tiveram um volume crescente em 2018.

Os trabalhos do Shopify geralmente incluem outras habilidades como gerenciamento de inventário, edição de código HTML ou CSS e criação de códigos de desconto ou cupons, enquanto os trabalhos de Templates Shopify envolvem a criação de templates para lojas online na plataforma de comércio eletrônico do Shopify.

Embora não esteja entre os 25 primeiros jobs que mais crescem em 2018, a categoria Shopify teve 21,7% de aumento, em 2018, com 13.177 trabalhos realizados na categoria. Como observado anteriormente, os jobs de Templates Shopify também viram um crescimento rápido durante o ano.

Machine Learning é outra área que está se rapidamente se tornando uma habilidade dominante. Essa área desempenha um papel central no desenvolvimento da Inteligência Artificial, reconhecendo automaticamente padrões complexos e tomando decisões inteligentes com base nos dados. Este ramo de estudo desenvolve algoritmos para computadores envolvendo comportamentos baseados em dados disponíveis. Os trabalhos de Machine Learning cresceram 71,7% em 2018, com mais de 7.400 na categoria.

A tecnologia Blockchain, envolvendo trabalhos que lidam com a distribuição do registro digital usado para lidar com criptomoedas, como o Bitcoin e outras aplicações em áreas como finanças, obteve um crescimento substancial em 2018.

De fato, os jobs de Blockchain aumentaram em popularidade, tornando-se a segunda categoria de crescimento mais rápido durante o ano, subindo 300,8% em relação ao ano anterior. Em 2018, havia mais de 5.400 empregos na categoria, em comparação com apenas 1.361, em 2017.

Data Mining, prática e processo de decifrar e extrair padrões de dados, está se tornando uma ferramenta inestimável para um número cada vez maior de organizações que fazem negócios pela Internet e muitas vezes se valem de Machine Learning, que normalmente faz uso de um rico conjunto de dados, muitas vezes exaustivo, para treinar softwares e ajudar a “entender” novos comportamentos. Em 2018, os trabalhos de Data Mining tiveram um crescimento de 37,1%, com 11.243 postos de trabalho em 2018.

PUBLICIDADE
COMPARTILHAR