A Glovo, startup espanhola de entregas rápidas, inicia as operações na região do grande ABC paulista (SP). As cidades de São Caetano, São Bernardo e Santo André integram um agressivo plano de rápida expansão pelo território nacional. A empresa já está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Salvador, Niterói, Campinas, Curitiba e Porto Alegre, além da forte atuação na América Latina, com serviços em países como Argentina, Chile e Peru, a partir de uma joint venture com a Cabify, plataforma inteligente de mobilidade urbana.
A proposta da Glovo é apresentar o modelo de “Multi delivery on-demand”, já consagrado em países como Espanha e Itália, e permitirá entregas em bairros como Vila Cristália, Vila Império, Santa Maria, Vila Lea,Vila Vilma, Jardim Bela Vista, Vila Apiai, Vila São Leopoldo,Vila Dusi,Vila Israel, Jardim Portugal, Nova Petrópolis, Jardim Bom Pastor,Vila Alice,Vila Mariza,Jardim Fada e Casa Branca.
O conceito da startup se baseia em realizar entregas rápidas com preços mais competitivos. No país, a startup realiza entregas com taxas que variam de R$ 6,90 a R$9,90 de acordo com a distância percorrida. Os “glovers” (apelido dos entregadores) poderão se cadastrar na plataforma para realizar entregas de motocicleta, podendo ser remunerados de acordo com o número de pedidos atendidos, tempo e distância percorrida.
Inspirado pelos modelos de negócios como o do Airbnb, o jovem empresário e engenheiro aeroespacial Óscar Pierre fundou a Glovo em fevereiro de 2015, a partir da ideia de que é possível otimizar o tempo de maneira consistente com o uso de um serviço que entrega qualquer coisa de forma muito mais rápida. Por isso, o app permite comprar, receber ou mesmo enviar qualquer item em poucos minutos dentro de uma mesma cidade.
Atualmente são 7 mil estabelecimentos associados à marca – como o McDonald’s que, na Itália e Espanha têm o app como parceiro exclusivo de entregas, além de 4 mil “glovers” espalhados por mais de 25 cidades ao redor do mundo. “Permitimos que, a qualquer momento, todo tipo de estabelecimento comercial se conecte aos perfis dos usuários da Glovo, otimizando o tempo e transformando a forma como os clientes adquirem novos produtos e os recebem em suas casas”, explica Pierre, CEO global e fundador.
O Country Manager da Glovo no Brasil é Bruno Raposo, ex-Peixe Urbano e ImóvelWeb, que abraça a aposta da empresa espanhola em território nacional. “O mercado de delivery no Brasil tem crescido acima de 10% nos últimos anos e muitos empresários estão atentos a esta demanda. Assim, acreditamos que o país tem grande potencial para se tornar um dos nossos maiores mercados nos próximos anos”, analisa o executivo.
Dividido em sete categorias de serviços, o aplicativo atende parceiros como farmácias, supermercados, lanchonetes e restaurantes, além de outros de diversas naturezas. “O ponto é que não ficamos restritos à entrega de comida, este é um dos principais diferenciais da Glovo”, ressalta Raposo. O aplicativo traz a função “o que quiser”, através da qual o usuário pode solicitar qualquer produto com assistência de um tipo de “concierge” pessoal. Ao escolher por esta funcionalidade, a startup assume a mediação do contato entre o comprador e fornecedor, de forma a levantar as especificações exatas dos itens requisitados e monitorar todo o serviço, da aquisição à entrega das encomendas ao cliente.
O modelo de negócio da Glovo ainda contempla uma grande rede de suporte aos clientes, composta por call centers terceirizados e equipe de atendimento dedicada. Os “glovers”, por sua vez, também passam por palestras informativas oferecidas pela startup, para que as entregas sejam realizadas com o máximo de cuidado, agilidade e eficiência.