É uma impressão equivocada a de que o conceito de inteligência artificial no marketing ainda esteja distante da nossa realidade. Na verdade, quando IA é combinada com essa área, abre-se um universo surpreendente de possibilidades. As aplicações de IA podem resultar em análises que geram insights e revolucionam o marketing de uma marca. Quer descobrir como? Então acompanhe!
O que é inteligência artificial no marketing?
Pelos filmes de ficção, já podemos concluir que IA é quando uma máquina imita um comportamento humano. Mas no contexto do marketing, estamos falando de softwares e soluções tecnológicas com capacidade para lidar com grandes volumes de dados. A ideia é decodificar esse conteúdo e transformá-lo em informação útil na solução de problemas e na orientação das estratégias de marketing.
Por que inteligência artificial é importante no marketing?
Marketing e IA são grandes aliados. E como já sabemos que a evolução das ferramentas e dos recursos tecnológicos é uma constante, o cenário para a combinação de ambos se torna bastante otimista. Os softwares tendem a evoluir; por isso, tudo indica que as aplicações possíveis serão cada vez mais eficientes, ou mesmo surpreendentes.
Não é à toa que as mais diversas áreas de interesse do mercado têm considerado aplicar técnicas de IA em seus segmentos. Lidando com dados estruturados relevantes, é possível obter informação privilegiada sobre o comportamento de consumo dos clientes. Com isso, uma campanha de marketing — seja de fidelização ou de relacionamento, por exemplo — pode ser mais bem ajustada ao perfil do consumidor. Isso impacta a lembrança da marca e tem potencial para gerar experiências diferenciadas do cliente.
Como aplicar IA no marketing?
Um exemplo óbvio é a aplicação de IA em serviços de suporte ao cliente. Através dos robôs de comunicação (os chatbots), o consumidor é atendido com mais agilidade.
IA pode ser utilizada ainda na elaboração de estratégias de marketing mais alinhadas às necessidades de cada perfil, entregando um atendimento diferenciado e personalizado. O envio de conteúdo específico para o cliente é possível por meio da ação de algoritmos de análise. Uma grande empresa de assinatura de filmes online já envia esse tipo de conteúdo, com recomendações ajustadas ao perfil do cliente.
Outra prática é o mapeamento das atividades online do consumidor. Com os dados obtidos disso, é possível prever a dinâmica de comportamento dos clientes e, a partir de então, criar mecanismos mais aperfeiçoados para uma interação entre eles e a empresa.
As interações a partir de dispositivos móveis também são um exemplo do que pode ser feito a partir dos softwares de inteligência artificial.
Onde as empresas já utilizam IA?
As funções de voz no smartphone são um exemplo de aplicação de IA. As buscas são feitas a partir da pronúncia das palavras do que se quer pesquisar.
As empresas utilizam IA também na decodificação, organização e análise de dados, a fim de orientar a organização sobre onde investir seus recursos e alcançar um melhor retorno sobre o investimento (ROI).
Quais as vantagens de aplicar IA?
Uma grande vantagem é o ganho de tempo obtido. Quando se utiliza IA para automatizar tarefas — simples ou complexas —, o tempo de execução dessas tarefas é reduzido, já que a máquina as executa com mais rapidez e menor chance de erro. Isso impacta diretamente a produtividade.
Não se trata somente de uma sucessão de rotinas pré-programadas: na verdade os softwares são capazes de aprender e tomar decisões. Para isso, sofrem atualizações e ajustes constantes.
O benefício mais evidente é o grande potencial que a combinação entre marketing e IA tem para ajudar a compreender o comportamento do consumidor. Com dados confiáveis e organizados, os profissionais de marketing podem segmentar de forma mais assertiva e passam a ter uma riqueza de informações para orientar a elaboração das campanhas, reconhecendo e aproveitando oportunidades.
Gostou de saber sobre essa interação extraordinária da inteligência artificial no marketing? Então deixe um comentário e enriqueça o tema!