Você sabe o que é uma loja colaborativa? São espaços físicos coletivos onde pequenos empreendedores, geralmente artesãos, expõem e vendem seus produtos. Esse novo tipo de empreendimento está revolucionando a maneira de fazer negócios, reforçando a ideia de consumo consciente e valorizando o trabalho manual.

O Grande ABC já começa a viver essa experiência. O Alaúde Espaço Colaborativo é um exemplo. Aberto em novembro de 2018, já conta com diversos expositores em sua loja em São Bernardo.

Karla Zerlin, da Lindah Moda & Acessórios, é uma parceira do Alaúde. Ela confecciona kimonos, clutches e cangas atoalhadas, que antes eram comercializados apenas em feiras ou online.

“Apesar de as pessoas procurarem a praticidade de comprar pela internet, muitas clientes ainda preferem provar e ver de perto o que estão comprando.”, afirma Karla. Exatamente por isso, ela passou a expor seus produtos no Alaúde. E diz mais: “Para quem deseja comprar produtos diferenciados, exclusivos e fugir do shopping e grandes comércios, essa é uma opção incrível”.

Ela gostou tanto da experiência que indicou a loja colaborativa para outra artesã, a Gisele Bonaroski, da Costurices da Gi, também de São Bernardo, que confecciona vestidos infantis de maneira totalmente artesanal.

Gisele afirma que o desafio de empreender, criar e vender é muito grande e poder contar com uma loja com toda a infraestrutura – equipe de vendas, espaço adequado, embalagem, divulgação etc – é muito importante.

Para ela, o Alaúde Espaço Colaborativo ainda cumpre o papel de conscientizar o consumidor do ABC sobre o trabalho artesanal. “Eu não tenho condições de ter uma loja e o Alaúde, ao mesmo tempo em que me dá uma oportunidade de expor, valoriza o meu trabalho”, garante Gisele.

Daniele Natali, proprietária do Alaúde Espaço Colaborativo, explica que os produtos são escolhidos por meio de uma cuidadosa curadoria, dando preferência sempre para as marcas autorais.

No Alaúde também funcionam um coworking, uma cozinha colaborativa e uma cafeteria.  “É muito mais do que uma loja colaborativa. É um ambiente de encontro, de compartilhamento, de trabalho em rede, onde o artesão expõe enquanto, na outra sala, empreendedores trabalham lado a lado, ao mesmo tempo em que um prato delicioso é preparado na nossa cozinha colaborativa”, define Daniele.

Serviço:
Alaúde Espaço Colaborativo
Rua Aurora, 141, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo – SP

Telefone: 11 4330-3514
WhatsApp: 11 98873-3221 www.alaude.net.br

Facebook: @alaudeespacocolaborativo

Instagram: @alaude_colaborativo

PUBLICIDADE
COMPARTILHAR