Por Tamara Sanches
A Copa do Mundo Feminina será realizada no mês de junho, na França. No Brasil, discussões sobre igualdade de gênero estão cada vez mais em alta. Então, por que não valorizar a participação do país no maior torneio de futebol feminino do mundo? Pensando nisso, algumas marcas já iniciaram campanhas criativas para promover e divulgar o evento.
Guaraná Antarctica
Guaraná Antarctica, uma das patrocinadoras da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) criou, no começo deste mês, uma ação provocativa a fim de atrair e incentivar as marcas a criarem propagandas para aumentar a divulgação da modalidade.
Em um comercial com a participação das jogadoras Andressinha, Cristiane e Fabi Simões, a marca afirma que suas campanhas alcançaram poucas atletas. “O fato de as jogadoras não estarem em outras propagandas é uma vergonha”, ressalta o narrador. Ele ainda acrescenta que elas são tão capazes de estrelar um vídeo quanto os jogadores.
Grupo Boticário
Já o Grupo Boticário anunciou que vai parar suas operações durante a Copa do Mundo Feminina. A campanha “Com você eu jogo melhor”, criada pela marca, incentiva os colaboradores da empresa a assistirem aos jogos do Brasil.
Nike
A Nike passou a dar apoio à seleção brasileira de futebol feminino em 1996. Neste ano (2019), pela primeira vez a companhia criou um uniforme específico para atender às necessidades das atletas.
Além disso, anunciou também a plataforma gratuita Nike FC, em parceria com a treinadora do time feminino do Santos, Emily Lima. Lançado em março, o projeto trouxe uma iniciativa única em todo o mundo: jogadoras amadoras podem realizar treinos organizados pela marca no parque no Ibirapuera, toda semana, em São Paulo. Uma vez por mês, as participantes têm a oportunidade de treinar no estádio do Pacaembu. O objetivo é contribuir para que mulheres sejam livres e tenham maior acesso e incentivo ao esporte.