Olá galera, aqui quem fala é a Victoria, conteúdista da Insight Comunicação Digital, estão bem?
Para hoje, preparei uma lista de tendências, afinal, o ano virou e é fundamental inovar em suas estratégias. Em nossos encontros anteriores conversamos bastante sobre o SEO, e não poderia ser diferente nesta conversa.
Como já falei, os critérios de ranqueamento do Google estão em constante atualização. O que esperar então, para o ano de 2019? Preparei uma lista com 5 tópicos de novidades que estarão em alta no SEO este ano.
1 – Indexação Mobile-First
Em março de 2018, o Google anunciou em seu blog que a indexação passaria a priorizar dispositivos móveis, além de deixar claro que não existem ranqueamentos diferentes para mobile e desktop.
É fundamental que o site esteja otimizado para ser lido em celulares e tablets, sendo altamente responsivo. Se isso não acontecer, ele acabará perdendo posições no Google em pesquisas feitas por aparelhos mobile e desktop.
Em 2019, as condições serão intensificadas graças ao aprimoramento contínuo do algoritmo, que estará mais orientado ao conceito mobile-first.
Para não ser prejudicado, é importante se assegurar de que todo o conteúdo esteja pronto para ser aberto em mobile, incluir metadados e dados estruturados em ambas as versões.
2 – Snippets
Quando se realiza uma busca no Google, muitas vezes aparecem snippets entre os resultados. Essas são aquelas respostas destacadas, que aparecem acima da primeira posição mostrada organicamente.
Por aparecer antes do primeiro resultado, é conhecido também com “posição zero”, e ganhará muita importância no ano de 2019 para o SEO, afinal, esse é o espaço mais nobre de se conquistar, e são poucas as buscas que contam com a ferramenta.
Para ocupar o local, é necessário estar em primeiro resultado em pelo menos cinco buscas. Além disso, responder buscas de maneira sucinta e com autoridade no tema abordado auxilia muito na indexação.
A grande vantagem de estar no snippets é que o post em destaque acaba recebendo maior quantidade de cliques.
3 – Qualidade
A qualidade do conteúdo segue sendo um item fundamental para indexação em sites de busca em 2019.
No entanto, em agosto de 2018, o algoritmo sofreu uma atualização que afetou os sites com baixa E-A-T (sigla em inglês para expertise, autoridade e confiabilidade).
O conteúdo feito para SEO deve ser produzido com alto valor para o ser humano. A inteligência Artificial utilizada pelo Google já é capaz de compreender o que está escrito como se fosse um ser humano real, sendo fundamental cuidar para que o conteúdo seja interessante.
4 – Busca por voz
A busca por voz vem crescendo nos últimos anos graças ao uso de aparelhos mobile. Os usuários confiam no resultados das pesquisas feitas com a voz, e por esse motivo, o Google vem atualizando seu algoritmo para aperfeiçoá-las ainda mais.
Para melhorar as técnicas de SEO em buscas por voz, é preciso otimizar para a busca local, uma vez que, grande parte das pesquisas são feitas por negócios locais, utilizar FAQ para perguntas e respostas e tornar o site responsivo.
5 – RankBrain
O RankBrain consiste em um sistema de machine learning para que o Google imite o comportamento do ser humano no momento de ranquear os resultados orgânicos.
A forma mais eficiente de se preparar para essa tendência é otimizar os campos meta e de cabeçalho, além de prestar muita atenção na usabilidade da página.
E então, vocês estão preparados para aparecer em sites de busca de maneira orgânica com as tendências para 2019? Conte com a Insight, tenha certeza que nós podemos te ajudar, basta entrar em contato através do nosso site: www.marketingdigitalabc.com.br
Nós voltaremos a conversar em breve, até mais 😀