Desde 2013, o projeto OMA | Educação, da OMA Galeria, tem como objetivo democratizar o ensino de artes para professores e alunos tanto de escolas municipais e estaduais quanto de particulares por meio do contato direto com seus artistas representados. De lá para cá, mais de mil pessoas já foram beneficiadas com a ação e a tendência é que este número cresça.

Mas, o seu funcionamento é colaborativo e para que seja desenvolvido é necessário que professores e instituições de ensino entrem em contato com a OMA e se mostrem interessados a criarem projetos junto à galeria – visando desenvolver o lado social, expressivo e criativo que a arte pode oferecer ao público-alvo da ação. Além dos artistas, a galeria disponibiliza seus espaços (OMA Centro – Rua Carlos Gomes 69- e Anexo OMA – Avenida Kennedy,1250), visando facilitar o contato dos participantes com obras de arte, artistas e locais expositivos.

Segundo o galerista do espaço e um dos idealizadores do OMA Educação, Thomaz Pacheco, esta é uma forma de interagir com a comunidade e explorar o lado sensível e humano que as ações do projeto podem oferecer. “Percebemos o déficit do ensino de arte nas escolas e trabalhar esse conteúdo dentro de uma galeria acaba sendo muito mais estimulante para todos. O OMA Educação é uma de nossas prioridades e aos poucos queremos ampliá-lo mais ainda”, comenta.

Devido a reforma do Ensino Médio, sancionada em fevereiro de 2017, o ensino de artes deixou de ser obrigatório nos três anos. Porém, posteriormente, uma emenda definiu que assim como sociologia, filosofia e educação física, a disciplina de artes deve ter “estudos e práticas” obrigatórios, seguindo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). “Não há como a educação caminhar distante da arte e cultura. Pessoas que crescem inseridas nesse contexto se tornam cidadãos mais críticos e participativos da vida comunitária. Esse é o futuro” acrescenta Pacheco.

 

Entre em contato
Os projetos são os mais amplos possíveis, atendem alunos e educadores seja na escola, dentro da galeria ou em outro lugar. E mesmo tendo sede em São Bernardo do Campo, o OMA Educação não se limita as escolas da região do ABC. Os interessados em conhecer o projeto e desenvolver parcerias, devem enviar um e-mail para contato@omagaleria.com ou ligar para (11) 98179-0588.

 

Projetos anteriores
Alguns dos projetos desenvolvidos até hoje envolveram ações voltadas para alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), em que os participantes trabalharam temas como identidade e responsabilidade social através das fotografias do artista Nario Barbosa. Em um outro exemplo, crianças do ensino fundamental descobriram as diferenças entre uma galeria e um museu, e tiveram contato com artistas e suas obras.

E, discutindo um tema atual, alunos do ensino médio conversaram com o artista Thiago Toes sobre arte urbana, grafitti x pichação, ocupação do espaço público por artistas, entre outros fatores que permeiam esse universo. A galeria recebe também constantemente professores e diretores de colégios interessados em fazer o HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo), momento de formação pedagógica regular que todas as instituições obrigatoriamente cumprem.

SOBRE A OMA GALERIA

A OMA | Galeria é o primeiro espaço privado de artes visuais do ABC. Localizada em São Bernardo do Campo, a galeria está sob os cuidados do galerista Thomaz Pacheco. Em seus 4 anos, o espaço tornou-se referência na região e destaca-se no circuito das artes por seus projetos culturais, como encontros, workshops e debates (promovidos pelo OMA| Educação, OMA | Cultural), e por seu quadro de artistas representados (Andrey Rossi, Daniel Melim, Elen Braga, Giovani Caramello, Nario Barbosa, RIEN e Thiago Toes) que participam de diversas atividades dentro e fora do país.

 

PUBLICIDADE