Redes Sociais: marcas são esquecidas durante o Dia das Mães

Airfluencers elabora levantamento que destaca problema de posicionamento das marcas no Twitter; maioria das menções estão atreladas aos sentimentos e não às compras

38

Considerada por especialistas como a maior data sazonal para o varejo, o Dia das Mães é um período de grande importância para lojistas e marcas. A Airfluencers, empresa de people analytics e marketing de influência, monitorou entre os dias 16 de abril a 12 de maio, o comportamento dos usuários do Twitter em relação a festividade. Dentre as 101.288 menções analisadas, o tema mostrou uma grande fragmentação de assuntos, criando uma dificuldade de pregnância para as marcas. Entre os tópicos citados estão: promoções, compra de presentes, almoços, ensaios fotográficos, entre outros. 

Um dos fatores de destaque nesse levantamento é o percentual de citações a promoções em shoppings e lojas virtuais, que totalizam apenas 1% dos tweets. Esse resultado mostra que apesar do investimento em promoções e ativações em redes sociais, as marcas encontram dificuldade em impactar os consumidores e gerar lembrança. 

Esse estudo mostra que existe um espaço para as marcas se posicionarem, por exemplo, através da maternidade real, deixando um pouco de lado uma visão romantizada e antiga da maternidade. Por exemplo, embora milhões de mães brasileiras, sejam “mães solo” e criem seus filhos sozinhas nenhuma marca tocou nesse assunto durante o período. “As marcas que encontrarem um posicionamento claro dentro de um dos segmentos que a maternidade é atualmente, conseguirá tanto lembrança como preferência de compra” afirma Rodrigo Soriano, CEO da Airfluencers. 

Apenas 488 posts (0,5%) mencionam uma marca específica. Esse cenário possibilita uma maior competição por reconhecimento de marcas menores com outras já consolidadas no mercado. O Twitter surge como uma boa oportunidade para pedir o presente ideal para seus familiares e amigos. A menção sem definição de marcas a perfumes, chocolates, bolsas, canecas, e até panelas foram destaques entre as sugestões com cerca de 554 tweets (0,55%).

As marcas mais lembradas 

Com um total de 491 posts mencionando marcas, as que tiveram presença nas publicações foram: 

Marcas

%

O Boticário

26,88%

Amazon

9,37%

Samsung

6,92%

Ninho

5,91%

Renner

5,91%

Avon

5,09%

Riacheulo

5,09%

Casas Bahia

2,85%

Eudora

2,85%

Apple

2,24%

PUBLICIDADE