Em uma ação inédita, a Stratlab Inteligência Digital, empresa de inteligência estratégica que atua desde o planejamento de marketing à conversão em vendas, iniciou com um de seus clientes da área tributária e operações internacionais, a Becomex – um projeto para impulsionar o networking e intermediar – de maneira inovadora – cada vez mais novos negócios de forma personalizada, com a utilização do LinkedIn. O resultado da ação da Stratlab foi um inédito aumento na pipeline de vendas da Becomex em 90%.
Além disso, o projeto da Stratlab gerou à empresa um aumento 56 vezes maior no ROI em três meses de uso da ferramenta, com a diminuição do ciclo de vendas de 210 para 90 dias, sendo que receita gerada com a primeira venda pelo “Sales Navigator” correspondeu a 7% das vendas de 2016, e aumentou em 17 vezes o ticket médio.
“Com uma mudança radical e inovadora na forma de se aproximar das pessoas certas conseguimos estabelecer novas conexões para a Becomex, destaca a estrategista e sócia da Stratlab, Fernanda Nascimento.
Com o uso do “Sales Navigator”, o projeto de utilizar o Social Selling tornou-se case de sucesso, divulgado em artigo do próprio LinkedIn gerando excelentes resultados de vendas.
Antes desse projeto, a Becomex utilizava o networking para apresentar suas soluções, mas os resultados não alcançavam o objetivo esperado, principalmente pela dificuldade de estabelecer uma conversa mais próxima com os líderes das companhias. A área comercial utilizava lista de clientes potenciais.
“Na maioria dos casos, A Becomex ligava para o PABX da empresa para buscar o principal contato. Ao conseguir acesso, fazia uma breve apresentação pessoal e sobre a empresa. Um processo que nem sempre apresentava os resultados esperados”, afirma a executiva da Stratlab.
Após vários estudos, a Stratlab buscou um projeto dentro do conceito “Tiro de Sniper”, totalmente inovador e faz do vendedor um “franco atirador”, acertando o alvo de forma eficaz, como sugere o termo. Essa nova linguagem de vendas está transformando os negócios nos seus clientes para um formato ainda mais eficiente e estratégico. Agora, com o Sales Navigator, os clientes podem ter acesso aos principais executivos das empresas-alvo.
“Utilizando as funcionalidades da ferramenta, como o InMail, a equipe comercial se apresenta e inicia uma conversa personalizada via LinkedIn. Temos uma identificação clara do melhor interlocutor e motivo para abordá-lo via telefone, o que deixa de ser uma ligação impessoal”, explica Fernanda Nascimento,
O sucesso do projeto com a Becomex também é resultado do engajamento das equipes de vendas, que precisaram se adaptar à nova prática, realizando todas as prospecções por social selling.