Vicunha Têxtil e Movimento ECOERA criam projeto para mapear impacto ambiental do uso da água na produção de jeans no Brasil

Em parceria com a H2O Company e a ONG Iniciativa Verde, trabalho apresenta metodologia e lança projeto da pegada hídrica na indústria têxtil.

55

O Movimento ECOERA, pioneiro em integrar os mercados de moda, design e beleza à sustentabilidade no Brasil, e a Vicunha Têxtil, maior produtora mundial de índigos e brins, lançam, no dia 7 de novembro, em São Paulo, o projeto “Pegada Hídrica Vicunha”, que utilizará métricas próprias para analisar o mercado da produção de uma calça jeans.

Durante o evento, Chiara Gadaleta, especialista em sustentabilidade e fundadora do ECOERA, e Marcel Imaizumi, diretor da Vicunha, participam de uma mesa redonda para apresentação da proposta de trabalho com mediação da Paulina Chamorro, jornalista ambiental e editora-chefe do Portal ECOERA.

O projeto “Pegada Hídrica Vicunha”, que tem parceria da H2O Company e ONG Iniciativa Verde, tem como objetivo promover transparência na cadeia da moda e fortalecer o setor, unindo os diversos players da cadeia em prol da criação de indicadores próprios na gestão sustentável da água.

“O projeto Pegada Hídrica Vicunha calculará o volume de água gasto em toda a sua cadeia de produção, desde o plantio do algodão até o final do processo, durante a lavagem na casa do consumidor”, explica Chiara Gadaleta, especialista em sustentabilidade e fundadora do ECOERA.

Além disso, o trabalho identificará a situação atual da empresa, indicando maneiras de redução e formas de compensação por meio de projetos socioambientais como recuperação do solo, conservação dos recursos hídricos, estoque de carbono e criação de corredores para a biodiversidade.

O cálculo será dividido em três indicadores de pegada hídrica: azul, verde e cinza. A pegada azul refere-se ao volume extraído das fontes de água doce, de superfícies ou subterrâneas. A pegada verde representa a água proveniente da chuva ou umidade do solo. Já a pegada hídrica cinza diz respeito ao volume de água necessário para diluir os poluentes e devolver a água tratada às redes de esgoto, de acordo com a legislação. A soma dos três indicadores confere a pegada hídrica total do produto.

“A Vicunha sempre teve uma grande preocupação no uso responsável da água. Com esse projeto teremos uma ferramenta específica de gestão contínua, com acompanhamentos das ações, definição de metas de aumento de eficiência hídrica e avaliação de resultados”, conta Marcel Imaizumi, diretor da Vicunha.

O projeto faz parte da estratégia da Vicunha para desmistificar mitos relacionados ao consumo da água na indústria da moda colaborando para que todo o mercado possa fazer parte da mudança.

Pegada Hídrica Vicunha

Pioneiro na indústria da moda nacional, o projeto chega em um momento importante para o Brasil, tendo em visto a crise hídrica. “Com as mudanças climáticas e o desmatamento, estamos vivendo uma situação de escassez hídrica nunca antes vivida. Nossa missão com a “Pegada Hídrica Vicunha” é analisar a cadeia produtiva da moda de perto e gerar indicadores proprietários”, afirma Claudio Bicudo, da H2O Company.

Lucas Pereira, diretor técnico da Iniciativa Verde, explica que essa é a primeira vez que a indústria da moda terá um diagnóstico real e completo sobre o consumo da água de um processo ou produto. “Essa análise do consumo da água permite que criemos estratégias para a redução deste impacto durante todo o processo. A moda, por ser um setor com impacto significativo e de grande influência, pode ser uma porta de entrada para que esse trabalho seja uma prática comum em todos os setores”, avalia.

Serviço:

  • Lançamento do projeto Pegada Hídrica Vicunha
  • Data: 7/11/ 2018
  • Local: showroom da Vicunha
  • Horário: 9h às 18h

Sobre a Vicunha

Com 50 anos de mercado, a Vicunha é uma das maiores indústrias têxteis do mundo e líder em diversos segmentos.Com Unidades espalhadas nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo, além de uma fábrica no Equador e outra na Argentina e, filiais de vendas na América do Sul (Argentina) e Europa (Suíça), a Vicunha está entre os principais fabricantes mundiais de índigos e brins. A conservação ambiental é das bandeiras defendidas pela empresa que segue as mais rígidas normas de preservação ambiental. A Vicunha usa modernas tecnologias apoiadas nos conceitos?de reciclagem, reuso e reafirma toda sua?responsabilidade?criando produtos mais sustentáveis e fabricados de forma consciente.

http://www.vicunha.com.br

 

Sobre o Programa ECOERA

O Programa ECOERA é uma consultoria com foco em ações socais e ambientais que atua nos setores de moda, beleza e design desenvolvendo agendas com ações de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

http://www.portalecoera.com.br

 

Sobre a H2O Company

A H2O Company é uma consultoria especializada em promover uma boa Gestão para a Sustentabilidade, com foco no Uso de Recursos Hídricos, Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e Avaliação do Ciclo de Vida de Produtos.

http://h2ocompany.com.br

 

Sobre a Iniciativa Verde

A Iniciativa Verde é uma organização do terceiro setor que busca contribuir para a melhoria dos serviços ambientais como biodiversidade, água e qualidade do ar. Com isso, ela ajuda na mitigação e na adaptação às mudanças climáticas causadas pelas atividades humanas por meio de projetos próprios de recomposição florestal e em parceria com outras instituições.

http://www.iniciativaverde.org.br/index.php

PUBLICIDADE
COMPARTILHAR