Nesta quinta-feira (21), terceiro e último dia do 16º Congresso Internacional de Shopping Centers da Abrasce, empresários do setor se reuniram para debater o atual momento e o futuro dos empreendimentos no país. Um dos painéis mais esperados da semana contou com José Isaac Peres, da Multipan; Carlos Jereissati, da Iguatemi; Ruy Kameyama, da brMalls; Marcos Carvalho, da Ancar Ivanhoe, e Renato Rique, da Aliansce Sonae. “Foi um verdadeiro doutorado. A gente se reuniu para olhar para o futuro e pensar de maneira diferente”, disse Glauco Humai, presidente da Abrasce.
“Novembro e dezembro podem ser até melhores do que esses mesmos meses do ano passado. O isolamento criou uma demanda reprimida, as pessoas querem sair, comprar, ir a restaurantes”, afirmou José Isaac Peres, presidente da Multiplan. Marcos Carvalho, copresidente da Ancar Ivanhoe, relembrou que 2020 foi um ano de aprendizado e adaptação, mas que o segmento entra em uma fase melhor. “É um ano que vai ficar marcado, mas a recuperação está aparecendo, os consumidores estão voltando”, disse.
Para Carlos Jereissati, CEO da Iguatemi, a pandemia foi transformadora para a indústria de shoppings como um todo e ele relembrou a expansão da platarfoma de marketplace da companhia, o Iguatemi 365. “Saímos de 50 marcas e chegamos a mais de 300. Também crescemos além de São Paulo, para outras importantes capitais”, explicou. Ruy Kameyama, CEO da brMalls, confirmou o fortalecimento do mundo digital. “Todos os negócios serão impactados pelo digital. O ritmo de inovação e adaptação vai ter de ser muito alto ou vamos perder relevância. Mas a mudança precisa começar internamente, com a transformação do time, da cultura e da forma de operar”, afirmou.
Assim como nos demais dias do congresso, o tema reforma tributária surgiu nos debates. Renato Rique, presidente do conselho de administração da Aliansce Sonae, criticou as atuais propostas em andamento. “Elas conseguem deixar pior o que já é muito ruim. Com elas, haverá um longo período de convivência com o sistema anterior e com o novo, além de um grande aumento de carga fiscal. Por outra lado, não observamos cortes relevantes nas despesas correntes do governo federal.”
Outro destaque do dia foi o painel que abordou novas iniciativas no varejo. “Com o confinamento, as pessoas foram obrigadas a olhar mais para dentro de si, de suas casas. Intimidade é o nosso negócio, nossas linhas de roupas tiveram mais destaque na pandemia. A moda segue uma tendência de ficar mais confortável e casual”, afirma Sandra Chayo, diretora de marca e estilo da Hope.
Mediado por Eduardo Gribel, presidente da Tenco Shopping Centers, o painel também contou com a participação de Francisco Alves, diretor comercial B2C da Nespresso. “Buscamos entender o consumidor, a nova demanda dele e como poderíamos entregar a mesma experiência nesse momento de pandemia. O café foi mais consumido, pois deixou de ser tomado na copa do escritório e passou a fazer parte de outros tipos de situações: no momento de descanso durante o trabalho remoto e no café virtual, durante o contato com parceiros e colegas de trabalho”, disse Alves.
Parte da programação do Congresso, a Exposhopping, a maior feira de negócios do setor da América Latina, segue com sua programação até este domingo (25). Com uma experiência de imersão totalmente online, mas semelhante ao mundo físico, os participantes podem navegar entre os estandes e interagir com expositores para conhecer produtos e serviços.