Durante o mês das mães, a B2Mamy, maior comunidade de mães do Brasil, realizou seu principal evento: o Mãe, Summit. Em parceria com o Movimento Aladas, que capacita mulheres a abrir seus próprios negócios, o encontro aconteceu dia 9 de maio, em São Paulo, e reuniu cerca de 600 participantes, entre mães, mulheres e empreendedoras no Cubo Itaú, em São Paulo. O número quase dobrou, se comparado à primeira edição, que aconteceu em 2023. E para reverberar ainda mais o impacto do evento, Dani Junco, CEO e cofundadora da B2Mamy, traz 3 insights essenciais gerados a partir dele.
1 – Saúde feminina como prioridade
Em um mundo de constantes evoluções, as mulheres desempenham uma variedade de papéis, desde cuidadoras na família, empreendedoras e executivas. No entanto, essas responsabilidades podem sobrecarregá-las, prejudicando a saúde física. Por isso, de acordo com a CEO, é importante promover políticas e programas que incentivem a prevenção e o tratamento adequado de condições específicas que as afetam, como câncer de mama, câncer cervical, endometriose, entre outras. “Além das questões do corpo, é fundamental abordar também as necessidades emocionais e mentais delas, fornecendo suporte psicológico e emocional adequado e garantindo acesso a recursos que promovam o autocuidado e a resiliência”.
“De acordo com a Lab Think Olga, 19 em cada 100 mulheres no Brasil relatam problemas de ansiedade e depressão. Entre as mulheres que trabalham, 68% apresentam sintomas de Burnout, afetando diretamente sua liberdade financeira. Por esse motivo, decidimos. Nossa comunidade tem acesso a consultas com psicólogos, nutricionistas e outras especialidades, além de descontos em farmácias, laboratórios conveniados e acesso ao benefício corporativo da TotalPass – um aplicativo do grupo SmartFit que possibilita a prática de exercícios físicos em até 2 mil academias”, destaca Dani Junco.
2 – Precisamos falar sobre burnout parental
Em 2023, o Centro de Saúde da Universidade de Ohio, nos EUA, publicou uma pesquisa revelando que 68% das mães que trabalham fora de casa sofrem de burnout parental, uma condição que afeta não apenas a saúde mental dessas mulheres, mas também seu desempenho no trabalho e a qualidade de vida de suas famílias. Reconhecendo a gravidade desse problema, a B2Mamy e a Kiddle Pass uniram forças para mudar esse cenário, e lançaram pesquisa inédita e abrangente para avaliar a saúde mental das mães por meio de dados científicos e insights de especialistas. É possível respondê-la diretamente no link.
“A saúde mental é uma pauta prioritária nas discussões estratégicas corporativas. No entanto, não podemos abordar a solução de forma abrangente sem considerar o impacto da maternidade. São inúmeros malabarismos adicionados à complexa equação da saúde mental quando falamos de profissionais que têm o papel de cuidar e gerenciar os filhos diariamente”, afirma a CEO da B2Mamy.
3 – O poder da comunidade para a saúde integral de mães e mulheres
Seja em saúde emocional, mental ou física, um dos principais insights do evento foi destacado pela importância da construção de uma comunidade segura para cuidar de todas as áreas de quem cuida. “No Mãe, Summit 2024 nós reforçamos um posicionamento que está conosco ao longo desses 8 anos de existência da B2Mamy que é, as mães precisam ver e ser vistas como seres integrais, que podem sim ser boas mães e excelentes profissionais e para facilitar essa jornada, ter uma comunidade que as entenda é fundamental, conclui Dani.