De acordo com a estimativa da Associação de Comércio Eletrônico (ABComm), espera-se que as vendas realizadas unicamente por meio das plataformas digitais durante a Black Friday 2022 gerem R$ 6,5 bilhões no país – o valor representa queda de 3% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
O poder de compra do consumidor tem sido conduzido por fatores como inflação, desemprego, alta do dólar e impostos. Por este e outros motivos, o mercado tem observado um consumidor muito mais consciente e assertivo no momento de efetuar suas compras. Segundo pesquisa da App Annie mencionada no relatório Mobile App Trends de 2022 da Adjust, somente no ano passado, as pessoas gastaram o equivalente a 100 bilhões de horas em aplicativos de compras.
“Os usuários passam cada vez mais tempo em aplicativos, criando uma oportunidade para os profissionais de marketing de aplicativos de e-commerce usarem estratégias para alcançar e engajar seus clientes com anúncios personalizados da Black Friday. Para isso, é fundamental que as marcas tenham parceiros de mensuração e análise de mobile marketing para ajudar a otimizar suas campanhas e entregar experiências que levem a maiores taxas de conversão e retenção, além de maior fidelidade”, destaca Larissa Olival, Executiva de Vendas da Adjust.
Diante das novas demandas de compra e venda disponíveis no mercado, empresas aproveitam eventos como a Black Friday para otimizarem as vendas por meio do m-commerce (mobile commerce). Em contrapartida, a Infobip, plataforma global de comunicação omnichannel, identificou que 74% das pessoas consideram que as comunicações das marcas ainda carecem de uma dinâmica mais humanizada e personalizada, especialmente na dinâmica de assistentes virtuais e chatbots, e não levam em consideração suas necessidades e um atendimento individualizado.
“Os consumidores estão cada vez mais atentos à maneira como as empresas se comunicam, portanto, é imprescindível contar com uma estratégia omnichannel bem definida, permitindo que clientes tenham acesso a um atendimento mais humanizado, mesmo a partir de assistentes virtuais. Não apenas em produtos de qualidade e preços competitivos, é preciso trabalhar em toda a jornada de compra”, destacaYuri Fiaschi, VP Global de Projetos Estratégicos e Desenvolvimento de Negócios da Infobip.
A busca por soluções ágeis, eficazes e seguras no digital
A implementação de novas tecnologias surgiu para criar novas alternativas e aprimorar soluções já existentes de acordo com as demandas do mercado. Medidas de otimização dos aplicativos e investimentos em publicidade são diferenciais no auxílio às empresas durante a Black Friday. Segundo Relatório de Apps Mobile de Compras 2022 da Liftoff, 80% das novas instalações de aplicativos de e-commerce foram feitas a partir de tráfego pago.
Empresas que disponibilizam para os consumidores códigos promocionais, recompensas e outros benefícios devem se destacar neste mercado competitivo, como é o caso do aplicativo SHAREit, plataforma de compartilhamento de arquivos, streaming e games, onde, através de sua tecnologia, possibilita o usuário compartilhar e recomendar aplicativos em sua rede, impulsionando o aumento do número da aquisição de novos usuários para e-commerces baseados em aplicativos.
Abaixo, conheça 5 ações que podem ser utilizadas pela sua marca de e-commerce na Black Friday:
1. Disponibilize códigos promocionais a partir de 50%: de acordo com pesquisa do Reclame Aqui, 69,5% dos consumidores pretendem comprar pela internet na ocasião, porém 74,4% consideram o preço o fator mais relevante para a decisão de compra. Os códigos promocionais ajudarão a sua empresa a diminuir o estoque e atrair novos compradores.
2. Forneça uma experiência omnichannel dentro de sua plataforma: as pessoas se sentem mais seguras ao identificar a facilidade no contato humanizado caso haja necessidade. Utilize banners e pop-ups ao anunciar os descontos exclusivos da Black Friday, além disso, disponibilize uma área do seu e-commerce para agrupar os itens à venda. Ao fazer isso, você evita que os clientes se dispersem durante o processo de compra e, consequentemente, poderá aumentar seu volume de vendas.
3. Se aproxime dos clientes já existentes: cerca de 85% dos gastos em publicidade são destinados a atrair novos compradores. Ao invés de fazer isso, disponha uma porcentagem desse investimento para aproximar os já fidelizados.
4. Antecipe a estratégia de marketing: poucos sabem, mas a Black Friday é um dos únicos períodos de compras que o mercado e os consumidores já começam a comparar preços e até mesmo, aproveitar aqueles que já estão com desconto, semanas antes da data chegar. Não deixe para a última hora!
5. Invista em um publisher de confiança: essa é uma das poucas estratégias disponíveis no mercado 100% mensuráveis.
“Por fim, para trabalhar com anúncios de maneira eficaz na Black Friday, defina uma estratégia de contagem regressiva para os clientes aproveitarem as remarcações durante um período limitado. Termos como “compre agora”, “oferta por tempo limitado” e “estoques limitados” são diferenciais em campanhas promocionais. Além disso, adicione um cronômetro digital para aumentar o hype da campanha”, finaliza Deborah Malheiro, Líder de vendas LATAM do SHAREit.