Modelo foi um divisor de águas para a marca em 1998 e se tornou objeto de desejo para os fãs de futebol.
Quem não se lembra das chuteiras douradas “R9” confeccionadas para o Ronaldo Fenômeno especialmente para a Copa do Mundo de 1998? Rapidamente o item se tornou objeto de desejo de cada 10 entre 10 boleiros do País.
O Brasil não venceu a competição, mas a chuteira, sem dúvida, virou uma lenda. Era a primeira do modelo Nike Mercurial, inspirada e projetada para um atleta que jogava um estilo de futebol que nunca tinha sido visto antes. “Ultraleve, para que suas pernas sejam tão rápidas quanto a sua imaginação”, dizia o slogan
Para comemorar os 15 anos desse modelo de chuteira, a Nike criou a edição Especial Mercurial IX, que relembra o design original da linha. São apenas 1.998 pares, que estarão disponíveis a partir de 8 de maio em lojas selecionadas em todo o mundo e também no website nike.com.
“Há 15 anos, o impacto de Ronaldo no futebol foi imenso. No período que antecede a Copa de 2014, queríamos celebrar a chuteira e o jogador. Pensamos em uma estrutura moderna de sua chuteira de 1998 como uma celebração daquele momento”, afirma Phil McCartney, vice-presidente da Nike Football Footwear.
Desde a criação da primeira Mercurial, as chuteiras têm sido refinadas com uma estrutura mais moderna. A versão original desse calçado continha vários materiais costurados. Já esta se apresenta como uma peça única, com cabedal (parte superior) sem costuras, como as outras edições da Nike Vapor Mercurial IX.
A equipe da Nike pensou não só na estrutura, mas também levou em conta a estética de 2013. “O amarelo da versão de 1998 foi substituído pela cor Volt diferenciada, que se tornou sinônimo de design da Nike no ano passado em Londres, e o prata original foi atualizado com um acabamento metálico”, conta McCartney.