Com a quarentena, centenas de eventos de todos os tipos foram cancelados e adiados. Então, surgiram as lives, shows de artistas apresentando de dentro de casa ao vivo. Essas transmissões viraram uma febre mundial, e no Brasil bandas e cantores de todos os estilos aproveitaram para fazer uma ou mais performances. Esse movimento ajudou na divulgação dos músicos, multiplicando as pesquisas pelos mesmos nas ferramentas de busca. Segundo levantamento da SEMrush , líder global em marketing digital, as pesquisas pelo nome do Gusttavo Lima, por exemplo, cresceu 172% de março para abril.
O cantor performou em diversas lives ao longo da quarentena, que teve início no final de março no Brasil. Porém, a mais famosa – e polêmica – aconteceu dia 11 de abril. Nesta data, o sertanejo bebeu um pouco a mais, e gerou uma repercussão negativa, rendendo até em uma notificação do Conar para não ingerir mais álcool durante as apresentações. Não à toa, as pesquisas pelo Gusttavo Lima chegaram a 2,24 milhões no mês.
Um artista que gerou bastante pesquisa, mas desta vez por uma razão positiva, foi o Alok. O Dj fez uma balada bastante sofisticada na janela do apartamento, com direito a equipamento de som de alta qualidade e um show de luzes que transformou toda a vizinhança em um espetáculo. Após a transmissão via Multishow, em maio, o nome do Dj chegou a um milhão de pesquisas, um aumento de 400% de abril para maio. A procura por “apartamento Alok” chegou a 33 mil .
Empatado em segundo lugar, a dupla Jorge e Mateus também alcançou um milhão de buscas, crescimento de 306%, em relação ao mês anterior. A live do dia 04 de abril gerou repercussão por conta de uma foto, onde parecia ter aglomeração nos bastidores. Após críticas, os sertanejos afirmaram que apenas 18 pessoas participaram das gravações e “estavam tomando todos os cuidados necessários”.
Empatados em terceiro lugar, estão as apresentações das duplas sertanejas Bruno e Marrone e Henrique e Juliano, que alcançaram 823 mil pesquisas em abril. Em relação ao mês anterior, a primeira dupla cresceu 83%, enquanto a segunda teve um aumento de 309%. Com o mesmo número de buscas, Anitta também está no pódio após live que gerou 49% de ascensão em maio.
Em quarto lugar, a cantora Ivete Sangalo apresentou uma live em abril que rendeu 673 mil pesquisas no mês, um aumento de 334% em relação a março. No quinto lugar também houve um empate. Por um lado, a live das sertanejas Maiara e Maraísa ajudou a chegarem em 550 mil buscas em abril, ascensão de 173% se comparado ao mês anterior. Por outro lado, o rei Roberto Carlos “encerrou o ano”, como a internet brincou, dois meses seguidos. Assim, abril e maio mantiveram as 550 mil procuras, 123% a mais que em março.
BBB
A cantora Manu Gavassi foi bastante pesquisada no período do reality show Big Brother Brasil, chegando a 2,74 milhões de buscas no final do programa, em abril. Depois de sair da casa, Manu fez uma live que colaborou para as 673 mil procuras do mês. Apesar da queda brusca em relação aos tempos de BBB, a cantora não tinha mais que 40 mil pesquisas por mês em 2019, antes do início do reality.