É muito mais fácil se encaixar em um padrão. Corresponder exatamente ao que pede a vaga que você custou a ocupar, mas nós não estamos mais no começo da era industrial onde se adequar a um padrão é bem-visto e se entrega somente o que foi pedido de forma mecanizada.
Hoje as empresas valorizam o diferente, pessoas que tragam consigo bagagem, histórias, experiências, ideias, além dos conhecimentos técnicos. É o que chamamos de conhecimento empírico.
Não que as técnicas sejam desvalorizadas, elas são sim, mas sozinhas não servem mais. Pra que ter um robô, se podemos ter um ser pensante usando sua criatividade a nosso favor?
As empresas evoluíram e querem se destacar no mercado em que atuam. Por isso, buscam por profissionais que façam isso por elas. Nunca se viu a classe empresarial tão preocupada em se relacionar com o seu público como nos dias de hoje.
A comunicação antes era 1 X Todos, um fala e todos absorvem. Nos dias de hoje é 1 X 1, você tem que se relacionar com cada um que interage com a sua empresa, e em todos os meios que disponibiliza para este fim. Se a pessoa ficar falando sozinha, ela pode simplesmente destruir a reputação da empresa em poucos segundos.
Por isso que contratar profissionais para gerenciar a comunicação, e isso inclui redes sociais, esta tão em alta, pois tão importante quanto o conteúdo que você publica é dar a resposta adequada a quem interage com ele, mesmo quando a mensagem for negativa.
Já imaginou alguém dizendo nas suas redes sociais “Sua marca é um lixo por causa disso, disso, disso!” e um robô respondendo de forma padrão “Obrigada pelo carinho, respondemos em breve”. Isso só faz com que a pessoa fique ainda mais irritada, disseminando ódio por todas as suas redes.
E ainda tem gente que prefere agir como um robô, sem esforços para entender e se adaptar a audiência. Se você quer vender, você precisa aprender a se relacionar. Eles só querem ser ouvidos e correspondidos, então resolva o problema do seu cliente.
Há quem prefira agir como a grande massa e há quem se arrisque a ser quem se é. Não tenha medo de ser você. Dar opiniões próprias, novas ideias, pirar na batatinha, sair fora da caixinha, não importa se suas ideias serão usadas ou não.
Pessoas que buscam ser o melhor que podem ser, que querem crescer e levam os outros junto. Sem medo de ser julgado, ridicularizado, copiado. Essas pessoas simplesmente se negam a ser mais do mesmo. Elas entendem as reais necessidades, qual o problema ou dor desse grupo, que precisa ser resolvido.
Faça acontecer. Seja você, mesmo que seja estranho, como já dizia a Pitty, seja você. O padrão já existe e o mercado, que é bem concorrido, já está cansado disso. Ser você mesmo vai te abrir um montão de portas, você vai ver!
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