O AliExpress, marketplace de vendas internacionais do grupo Alibaba, realizará, no Brasil, sua maior edição do festival 11.11 este ano, a partir das cinco da manhã do dia 11 de novembro. Criado originalmente na China pelo grupo Alibaba, o evento tornou-se o mais relevante do calendário do e-commerce mundial em volume de bens transacionados. Em sua última edição, por exemplo, o grupo vendeu US﹩ 74,1 bilhões no período.
Para efeito de comparação, este montante é equivalente ao faturamento de 4 anos e 5 cinco meses de todo o e-commerce do Brasil. No ano passado, o mercado nacional movimentou US﹩ 16,6 bilhões, segundo dados do eBit. De acordo com relatório da Adobe Analytics, nos Estados Unidos, a Black Friday gerou vendas online de US﹩ 9 bilhões, valor 8,2 vezes menor que o 11.11.
Além de descontos inéditos, que chegam a 80% em itens de marcas famosas, como gadgets da Xiaomi, o festival mistura ações promocionais com transmissões ao vivo e ações de entretenimento, o que confere uma característica de diversão ao evento, que chegará à sua 13ª edição este ano.
No Brasil, desafios envolvendo artistas e celebridades das redes sociais ajudarão a promover a data, exatamente como ocorre no país de origem do festival. Os nomes das personalidades brasileiras que participarão do 11.11 brasileiro são mantidos em sigilo, parte do esforço para criar um “efeito surpresa” para os consumidores locais.
Brasil será destaque – A edição deste ano será a primeira em que vendedores brasileiros poderão oferecer seus produtos para consumidores de todo o país. Lojistas de todos os tamanhos e grandes marcas que operam localmente poderão, pela primeira vez, explorar as ferramentas inovadoras de marketing do grupo Alibaba e o tráfego e audiência acumulado pelo app AliExpress ao longo de 12 anos de operação no país. Ao entrar na plataforma, vendedores nacionais podem oferecer seus produtos para entrega com frete grátis e beneficiar-se de taxas sobre vendas mais baixas que a média do mercado. O Brasil é o único país das Américas em que vendedores locais podem participar do festival.
Já para as compras internacionais, o grupo assegura até 80 voos fretados para garantir entregas rápidas. Para grandes cidades brasileiras, o prazo de entrega para itens selecionados é de, no máximo 7 dias, prazo que poderá ser encurtado na semana do 11.11, em função do esforço especial de logística, que envolverá depósitos automatizados operados por robôs no exterior e o uso de 80 voos fretados para distribuir encomendas pelo mundo. Durante o festival, dezenas de milhares de itens, normalmente só disponíveis com pagamento de frete, serão classificados como “frete grátis”, um benefício adicional no período.
“A realização do festival 11.11, no Brasil, em 2021, deve contribuir para a maior digitalização do varejo nacional e para melhorar a competitividade do e-commerce e a experiência de compra dos brasileiros, que se tornaram mais digitais e exigentes no último ano”, afirma Yan Di, country-manager do AliExpress no Brasil.