A Minha Biblioteca, maior plataforma digital de conteúdo acadêmico do país, acaba de anunciar parceria com a Thieme-Revinter, uma das principais editoras de saúde do Brasil e do mundo, referência em publicações nas especialidades de Neurocirurgia, Ortopedia, Radiologia, Cirurgia Plástica e Anatomia. Com a aliança, a Minha Biblioteca passa a ter 250 novos títulos que irão integrar seus catálogos de obras de Medicina e Saúde, com mais de 3.800 títulos exclusivos dessas áreas, o maior do país.
As ações de marketing têm início na primeira semana de março. Toda a comunicação irá destacar a ampliação dos catálogos e reforçar o conceito da marca Minha Biblioteca como a maior plataforma de e-books acadêmicos do Brasil. A estratégia foca em várias ativações que conversam direto com a audiência da plataforma, com disparos de e-mail marketing, divulgação intensa nas redes sociais e ações conjuntas de PR (Public Relations).
Esta mobilização reflete a importância destes catálogos para o universo acadêmico. Hoje, a Minha Biblioteca atende, dentro do segmento de Medicina e Saúde, cerca de 70% dos estudantes no território nacional, o que significa que mais de 1 milhão de universitários têm acesso facilitado à leitura e estudo por meio da nossa plataforma e de conteúdos especiais, de forma rápida, através de qualquer dispositivo conectado à internet. As melhores universidades de Medicina do Brasil, como a USP, Unicamp, Unesp, PUC-SP e Unifesp, são clientes da plataforma.
“Começamos 2022 com uma série de novidades no marketing e na nossa comunicação visual, com conteúdos e layouts mais inovadores, que traduzem melhor o espírito da nossa empresa. Um dos destaques é a parceria com a Thieme-Revinter, que reforça nossos catálogos de Medicina e Saúde, onde já temos uma forte atuação. O esforço do nosso time foi em planejar ações personalizadas, que impactem diretamente nossos públicos-alvo: gestores, docentes e discentes das Instituições de Educação Superior”, explica o CEO da Minha Biblioteca, Mauro Lopes de Azevedo.
Biblioteca Digital nas IES
As bibliotecas digitais ganharam força nos últimos anos nas IES – Instituições de Educação Superior. Trata-se de um acervo de livros disponibilizados virtualmente aos docentes, estudantes e gestores das universidades com menos limitações do que uma unidade física convencional.
A biblioteca digital não demanda deslocamentos e pode ser acessada de qualquer dispositivo conectado à internet ou, ainda, off-line, desde que se tenha feito o download da obra, quando este recurso é contratado. O acervo virtual de livros atende, além da modalidade EaD, os cursos presenciais e híbridos, uma vez que os atuais instrumentos de avaliação do MEC/INEP permitem essa adequação.
Recursos e ferramentas
Há 10 anos no mercado, a Minha Biblioteca atende cerca de 1.100 Instituições de Educação Superior, cobrindo as suas necessidades relativas à bibliografia básica e complementar, para aproximadamente 400 cursos. O número de usuários supera os 4.8 milhões que, em 2021, leram 322 milhões de páginas.
A plataforma disponibiliza inúmeros recursos que auxiliam na organização e fixação da leitura e estudo das obras, como o campo Anotações, onde podem ser inseridos realces e notas feitas pelo usuário, e os Cartões de Estudo, que servem para relembrar conteúdos, de uma forma resumida e com aspecto de jogo de memória. É possível pesquisar as obras por palavra-chave, título, autor ou ISBN e há, ainda, a possibilidade de leitura em voz alta e fontes que garantem acessibilidade.