Vivemos a era da alta performance, a de estarmos presentes digitalmente, de sermos a melhor da área, e em alguns casos, o desejo de sucesso imediato, na mesma rapidez com que tendências são lançadas na rede. Entre as tantas pressões da nova fase digital, a armadilha de seguir promessas e estratégias que deveriam te tornar original e acabam por te limitar. Sim, será que você comprou a ideia de ser única com alguns e se… e mas?
Eu já vivi isso na pele: ouvi não uma, mas três vezes que precisava abafar meu lado mais meiga se quisesse ser reconhecida e vender mais caro! Armadilha das boas. Sim, isso me limitou por um tempo, demorei para perceber como estava anulando uma força da minha personalidade. E esse é o ponto que quero levar de reflexão a você: ser genuína sem ficar presa a estereótipos.
Te convido a um olhar mais profundo sobre o que de fato é se diferenciar e ser você. Entenda que vestir um blazer, passar um batom vermelho e empinar o seu rosto na foto, não serão suficientes para te deixarem mais profissional. Por sinal, quem foi que começou a limitar tanto a percepção da nossa imagem quanto a verbalização de nossa marca pessoal? Que visão tacanha. Pega esse glitter: um universo particular vai muito além disso, é a somatória de diversos elementos, de significados pessoais, de se entender a percepção que deseja gerar.
É momento de reformular conceitos internos, se atentar no que pode ter virado uma verdade, mas que não estão em consonância com você. Internalize que não existem fórmulas prontas e que demanda o seu esforço para mudar, e junto acredite, a transformação é possível. Sair da média e não replicar o que todo mundo está fazendo, se resumem a olhar para dentro, para você e não mais para o outro.
O caminho é destacar o que é incomparável em você: a sua história, o seu olhar sobre ela, o que ela te ensinou, o que te transformou… o poder de ser você de fato.
Eu te contei sobre ser meiga, e ter ressignificado a percepção sobre mim mesma foi vital para fortalecer minha marca, virou um poder pessoal que hoje pode ser aplicado em um olhar mais sensível para a minha cliente. A fraqueza que apontaram, virou valorização de histórias, percepção de detalhes, assim como o grande propósito do meu trabalho: traduzir sonhos e materializar em emoções, em uma marca ser sentida e tocada, em despertar universos inspiradores que habitam dentro de cada uma de nós.
Esse olhar que desejo para você, com carinho para si mesma e percepção ativada nos detalhes que podem fazer a diferença na sua marca. Dê valor para o que faz os seus olhos brilharem e questione se você os têm deixado de lado, olhe para dentro e para o que alimenta os seus sonhos, sem vozes que anulem, que digam o contrário, que desejem te calar, pelo contrário, se escute, expanda e leve pro mundo. Seu grande poder de diferenciação está aí, você além de cópias.
Nada como uma marca que floresce a sua verdade e fortalece suas raízes, que valoriza e respeita os seus próprios sonhos, a sua forma de ser. Lembre-se: você é plural e não mais deixará reduzirem suas forças, multiplique-se. Você faz as suas próprias regras, sonhe até que seja a sua realidade, faça acontecer e depois crie novos sonhos. Seja a voz da mudança, brilhe de dentro para fora.
Celina Dias @madadasmarcas
Bacharel em Comunicação Social, pós-graduada em Design Gráfico.
Uma realizadora de Universos Particulares, traduzindo sonhos e materializando em emoções, despertando o que é inconfundível em você em uma Marca Deslumbrante. Paixão e estratégia unidas: Se você quer pessoas apaixonadas pela sua marca, mostre o quanto você é apaixonada pelo que você faz.