A agência Macfor lança o estudo “Tendências & Insights – Dia do Consumidor”, que traça um panorama do Dia do Consumidor, que ocorre no Brasil nesta quarta-feira, 15 de março. O material traz conclusões que apontam para o grande potencial da data, que já desperta muita intenção de compra. Respeitando as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e feito com base em dados públicos coletados via tecnologia proprietária, o levantamento tem o objetivo de compreender certos comportamentos e padrões de consumo nessa época do ano.
Entre os dados de destaque estão os trazidos pela Shopee, em pesquisa com 1.700 pessoas em seu próprio app, que atestou que 45% das pessoas pretendiam comprar no Dia do Consumidor, com gasto médio previsto de R$ 250. Além disso, 68% das pessoas fizeram comparações das promoções com os preços em datas passadas, como a Black Friday. As categorias favoritas dos consumidores ouvidos pela Shopee são celular e acessórios, eletrodomésticos, informática, cozinha e decoração, e roupas femininas e calçados.
Outro recorte da Macfor traz uma pesquisa feita em fevereiro de 2022 pela Allin e Opinion Box que investigou o comportamento de consumo em geral. A data comercial preferida entre quem realizou compras online em 2021 foi a Black Friday, seguida por Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e o Dia do Consumidor – a data, assim, fica em sétimo lugar, à frente de outras como o Dia do Cliente e Semana do Brasil.
“Descobrimos algumas curiosidades, como a de que os consumidores confundem o Dia do Consumidor, que ocorre agora em março, com o Dia do Cliente, em setembro. No entanto, e apesar disso, os consumidores têm alta intenção de compra. Tínhamos uma hipótese de que este não era um momento relevante para o comércio, mas isso é refutado pelos dados que colhemos, o que cria uma oportunidade especialmente para categorias em que os consumidores mais podem investir em 2023, como celular e acessórios, eletrodomésticos e ítens de informática”, explica Thiago Gui Pereira head of innovation da Macfor. “No geral, esses dados mostram que tanto os consumidores quanto as lojas estão aprendendo como aproveitar melhor essa data”, reflete.
Segundo dados da Macfor, colhidos via tecnologia proprietária, o pico das buscas por Dia do Consumidor aumenta em médias duas semanas antes da data. E, entre as palavras mais procuradas pelo consumidor para o dia, as preferidas são: data e mensagens. Neste caso, as buscas por “data” se referem à dúvida em relação ao dia que o evento ocorre e “mensagens” representa a procura dos lojistas por mensagens para atrair o consumidor.
Outro dado compilado é da Allin/Social Miner, que aponta dados de faturamento do comércio no dia 15 de março em 2022, com R$ 722 milhões, alta de 22% na comparação com 2021; além disso, segundo dados da Statista, o número de usuários de e-commerce vem crescendo de forma constante no Brasil desde 2017 com previsão de alcançar 130 milhões de pessoas em 2023. Apesar do volume de buscas por Dia do Consumidor ter apresentado queda no início da pandemia, vemos a procura se recuperando em 2021 e até superando os níveis pré-pandêmicos em 2022. “Quando temos a comparação entre o Dia do Consumidor com o Dia do Cliente, os dados mostram que consumidores compraram mais e consideraram mais econômico o Dia do Consumidor. Com esta tendência mais clara, a necessidade de aproveitar oportunidades e oferecer a melhor experiência ao consumidor se torna ainda mais latente”, complementa Thiago Gui Pereira.