O cancelamento da campanha da Bauducco me deixou com uma “pulga atrás da orelha” quando eu fiquei sabendo que a marca tentou contratar/colaborar anteriormente com Emicida em uma parceria que não avançou. (Leia abaixo uma mensagem do cantor)
“Essa marca negociou com a gente, só que a gente não chegou a um acordo por cronograma, prazo e questões financeiras também, porque a verba que eles tinham não justificava a entrega que a gente tinha que fazer”. (Fonte: g1.globo.com)
Primeiro de tudo, é o básico do básico agir com verdade e muuuito cuidado durante todas as ações de reposicionamento de uma marca. Passamos meses estudando as pessoas, o mercado e outras centenas de informações durante um processo desse tipo. Todos os envolvidos com a marca internos ou externos, a partir desse momento, precisam estar por dentro de informações/diagnósticos antes de qualquer decisão.
Resumão para você que não sabia do caso ??
No começo de outubro, a Bauducco anunciou o reposicionamento da sua marca e a nova identidade visual. Mas, uma das primeiras e principais ações que fazem parte dessa nova estratégia de branding acabou se tornando o centro de uma “treta” entre artistas devido as alegações de um possível plágio na campanha “Magia Amarela” com ex-BBB Juliette e a cantora Duda Beat.
Segundo responsáveis, o conceito por trás da campanha “Magia Amarela” era celebrar a cor amarela, que é muito característica da marca Bauducco. É o amarelo que está presente nas embalagens e na comunicação da empresa há mais de 30 anos. Além disso, a campanha buscava promover valores que sempre foram associados à Bauducco, como família, união, encantamento e comunhão.
A confusão começou quando Evandro Fióti, irmão do rapper Emicida, acusou Juliette e Duda de plagiar a música “AmarElo” lançada por Emicida em 2019. A Bauducco esclareceu que as artistas não tiveram nada a ver com a criação da campanha, participando apenas da interpretação da música > Em sua nota oficial, a Bauducco reforçou que a campanha tinha o objetivo de celebrar sua cor icônica e a mensagem de união.
O cancelamento da campanha “Magia Amarela” é um reforço de tudo que sempre falamos por aqui: #MarcaÉAtitude. É um compromisso entre todos os envolvidos, e a responsabilidade da marca em todas as suas ações deve ser tratada com muito cuidado para prevenir qualquer mancha na sua reputação que poderia ter sido evitada.
É normal gerir uma crise para uma marca desse porte, é mais legal prever quais são as possíveis “cagadas” antes delas acontecerem.
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André Luis Corrêa