Por Denise Cinelli
Neste 15 de março comemora-se o dia do consumidor. Uma data que nos lembra não apenas da importância dos nossos clientes, mas também da experiência que nós oferecemos para eles, já que, segundo dados apresentados na CX Trends, pesquisa conjunta realizada pela Octadesk e Opinion Box, 65% dos consumidores já desistiram de uma compra devido a uma má experiência.
Isso nos mostra que o atendimento ao cliente é tão importante quanto o produto ou serviço que está sendo oferecido, e que uma experiência de compra positiva, com suporte eficiente em todo processo, da pré a pós-compra, ajuda a construir e manter a confiança dos usuários.
A capacidade de resolver problemas rapidamente e responder perguntas pode gerar uma experiência positiva que fortaleça a relação entre o usuário e a plataforma, sempre com verdade e transparência. E, no caso das fintechs, também é essencial educar o usuário e oferecer suporte técnico para auxiliá-los a tomarem decisões informadas, especialmente no campo das criptomoedas, no qual se espera um mercado altamente dinâmico e em alta em 2024.
Além de fidelizar clientes, com um relacionamento mais próximo e humanizado, cria uma conexão pautada na credibilidade e responsabilidade, colocando o valor da marca a mil anos luz de distância dos novos atores que surgirão no setor. E isso vale para qualquer área de atuação. Por isso, dedique energia no atendimento ao cliente, sendo receptivo e empático para responder às suas necessidades, dúvidas e preocupações, entendendo que um bom atendimento também repercute na reputação e experiência dos usuários.
Finalmente, o feedback é parte fundamental. Porque as equipes de atendimento ao cliente são compostas por pessoas, que se dedicam com empenho e paixão para entregar o melhor de si no serviço a outras pessoas.
Então, neste dia do consumidor, o meu convite é para ter uma visão ampla e integral que favoreça uma relação virtuosa tanto para consumidores como para aqueles que têm o privilégio de atendê-los, com carinho e profissionalismo.
Denise Cinelli é Country Manager da CryptoMKT (www.cryptomkt.com/pt-br), umas das maiores corretors de compra e venda de criptomoedas da América Latina. A executiva de 41 anos, que é diplomada pela PUC do Chile em Planificação e Gestão Estratégica, entrou em 2018 na fintech como agente de customer care e em 2020 assumiu o cargo de Gerente Geral no Chile, cuidando de toda parte operacional da empresa.
