De acordo com especialistas, grande parte do que será investido em publicidade nos próximos anos será em retail media, modalidade que conquista cada vez mais espaço no setor em nível global. Essa tendência será exibida durante a SRE Trade Show – Super Rio Expofood pela Cencosud Media, braço de retail media da Cencosud no Brasil. O evento também sediará uma rodada de negócios do Prezunic, rede de supermercados carioca, que prepara sua campanha de aniversário.

Quem visitar o estande da Cencosud Media na SRE Trade Show, a partir dessa terça-feira (19/03), fará uma espécie de imersão pelas etapas que envolvem o trabalho de retail media – em especial, no setor de supermercados – vivenciando todas as fases do processo de uma campanha, desde o briefing até a mensuração dos resultados. A utilização de recursos tecnológicos dará o tom da experiência, com elementos interativos e painéis digitais, entre outras ativações que auxiliarão os visitantes a conhecerem mais de perto esse universo e suas possibilidades para o mercado brasileiro.
Hoje, a unidade de retail media da Cencosud tem presença no Chile, na Argentina, na Colômbia, no Peru e no Brasil, onde iniciou sua operação em agosto de 2023. No país, Cencosud Media se destaca pela regionalidade, atuando no Sudeste com as bandeiras Prezunic e Spid, no Nordeste, por meio das redes GBarbosa, Perini e Mercantil Atacado, e no Centro-Oeste, com a rede Bretas.
Ela oferece às marcas parceiras uma experiência 360, podendo integrar ações de marketing em canais on-site (banners, e-commerce, apps, produtos patrocinados e live shopping), offline (ações em lojas físicas), off-site (redes sociais em geral) e marketing direto (envio de e-mail marketing, push, SMS e WhatsApp). Com o auxílio do uso de analítica avançada do comportamento e hábitos de consumo é possível aprimorar a experiência dos clientes nas lojas físicas e destacar conteúdos, com ofertas relevantes e mais personalizadas.
Pioneirismo no Rio
Com 37 lojas físicas no Estado do Rio de Janeiro, o Prezunic foi a primeira rede de supermercados a iniciar a operação de Cencosud Media no Brasil. Pioneira também na implantação de soluções que facilitam a interação junto aos clientes, a rede carioca conta com o App Prezunic, o clube de vantagens Clube Prezunic, o serviço de assinatura Prezunic Prime, loja online no WhatsApp, pagamento por reconhecimento facial e serviço Fila Zero, entre outros diferenciais que reforçam o propósito da companhia, “Paixão por servir você, do seu jeito”.
Setor em amplo crescimento
De acordo a WARC Media, instituição especializada em dados sobre o mercado publicitário, o investimento global em publicidade crescerá 8,2% em 2024 e ultrapassará US$ 1 bilhão pela primeira vez, e o retail media se posicionará como um dos três canais com melhor desempenho em nível regional.
A SRE Trade Show acontece de 19 a 21 de março no RioCentro, Zona Oeste do Rio. O estande da Cencosud Media, localizado no Pavilhão 3, também conta com um espaço para a realização de encontros e negócios e distribuirá brindes para visitantes. A rodada de negócios do Prezunic acontece no último dia do evento, num espaço especialmente reservado para receber fornecedores e demais parceiros da bandeira.