Neste mês de abril, vinte adolescentes de 14 anos atendidos na Unidade Assistencial Dona Aninha, na comunidade da Brasilândia, em São Paulo, receberam uma semana de aulas gratuitas de introdução ao e-commerce.
Ministradas pelos professores voluntários da ONG A Liga Digital Gustavo Keller, Helenice Moura e Luiza Helena Lamarca, todos com sólida experiência no mercado digital, as aulas tiveram o escopo de fazer uma introdução ao comércio eletrônico e trazer informações úteis sobre como se apresentar para o mercado de trabalho por meio das redes sociais. O curso foi uma iniciativa da ONG em parceria com o grupo Brasa Jovem, que atua dentro da Unidade Assistencial.
Os alunos que concluíram o curso receberam, em 23/04, o certificado de participação, e serão apresentados a oportunidades de seleção de Jovens Aprendizes em empresas parceiras. “Os alunos aprenderam a criar um e-commerce com ferramentas gratuitas, além de logos e banners, e se aprofundaram no uso das redes sociais profissionais, como o LinkedIn. Os professores fizeram um trabalho muito bonito de entender as necessidades dos adolescentes que frequentam o grupo. As informações passadas a eles os ajudarão bastante em suas trajetórias”, declara Edilaine Godoi, cofundadora d’ A Liga Digital.
A geração de qualificação e oportunidades de empregabilidade aos jovens de favelas e comunidades, que cursam o ensino público, é a prioridade da ONG A Liga Digital, que não tem fins lucrativos. A entidade busca o apoio de empresas parceiras na iniciativa privada para ampliar suas atividades.