O valor do movimento Agosto Dourado para o mundo do trabalho e imensurável. Em um país onde temos apenas 271 salas de amamentação em empresas e 70% das mulheres são demitidas após o cumprimento da licença, devemos enaltecer o tema sempre. Pois, valorizar e apoiar mulheres que se tornam mães traz benefícios não apenas para elas, mas também para as empresas e para a evolução da sociedade.
Maior lealdade e engajamento de colaboradoras, brandawareness da marca e bem-estar corporativo são só alguns dos benefícios e retorno que as organizações têm com ações que incentívam a amamentação nos primeiros anos de vida. E para a sociedade, investir na saúde das crianças significa ter uma população mais saudável e um futuro promissor no longo prazo, carregando também a reputação positiva da marca.
Agosto Dourado é mais do que uma campanha sobre o aleitamento materno, é um convite para olharmos com humanidade para essa mulher que, ao mesmo tempo em que se sente frágil, descobre uma força imensa dentro de si. E as marcas precisam despertar para essa responsabilidade de criar um ambiente empatico onde a mãe se sinta valorizada e respeitada, com políticas que realmente façam a diferença na vida dessa mulher.
Entender essa importância vem aos poucos entrando nas pautas ESG das empresas e nós aqui na INSANE já viemos ao longo dos últimos anos fomentando isso, tanto internamente, quanto nos planejamentos das marcas. E isso pode acontecer com um movimento simples, oferecendo flexibilização de horários e uma sala onde ela possa amamentar ou extrair leite com tranquilidade.
O futuro se constrói com ações que transformam a realidade atual. Olhar com empatia para as mulheres que se tornam mães é dar um passo em direção a um mundo do trabalho humano.
Trago aqui um link bem completo de uma matéria sobre como as empresas lidam com o tema: https://rhpravoce.com.br/redacao/271-empresas-sala-amamentacao/
Incluir o “Agosto Dourado” nas pautas sociais das marcas é investir no futuro. E nós podemos trocar muitas ideias sobre o assunto, me manda uma mensagem 😉