As novas tecnologias estão cada vez mais presentes nas nossas casas. O tema mais comentado é a TV 3.0, que começou com as suas transmissões durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Esse novo sistema promete mudar a forma como os brasileiros consomem conteúdo televisivo.
A implementação tem previsão para iniciar em 2025. O governo pretende definir a tecnologia a ser utilizada até o final de 2024, no dia 31 de dezembro, segundo dados do Ministério das Comunicações.
Ricardo Godoy, CEO da Soul TV, executivo com mais de 25 anos de experiência no mercado publicitário, atuando no desenvolvimento e implementação de núcleos de serviços digitais em diversas empresas. Fala em entrevista exclusiva ao ABC da Comunicação sobre essa nova geração da TV digital no país.
1-Quais serão as principais mudanças?. Como isso vai impactar a vida das pessoas?
O engajamento do público será o grande diferencial, sem dúvida alguma.Os programas podem ter a participação do telespectador em tempo real, o que irá promover uma aproximação maior com as mídias, isso irá mudar tudo o que é feito até hoje. A interatividade vem para ficar, pois cada vez mais o público busca esse tipo de conexão..
2-A qualidade de imagem vai modificar?
A princípio o digital já tem uma qualidade muito boa de imagem, contudo é um caminho natural a qualidade avançar conforme as novas tecnologias venham aparecendo. Existe uma questão na parte técnica, que é a imagem com qualidade Ultra HD (3.840 x 2.160 pixels) – a TV digital aberta atual é Full HD (1.920 x 1.080)
3-Esse movimento é a democratização ao acesso de conteúdos de qualidade? Isso já existia?
Este é um tema que tem suas minúcias. As Smarts TV´s já são 3.0 e há algum tempo estão democratizando conteúdos. É difícil enxergar que esta democratização precisa de concessão para atuar.
4-Como será a mudança de engajamento do público?
O espectador deixará de ser passivo, e vai começar a atuar com os conteúdos na medida que for produzido desta forma e isso exigirá um esforço da indústria do entretenimento para se reinventar. Em torno disso nós começamos a visualizar alguns pontos, como poder votar em uma enquete durante um programa, participar de um conversa com outros usuários e poder comprar itens apresentados em um seriado ou novela. Nos jogos de futebol, por exemplo, será possível escolher quais câmeras visualizar durante a partida.
5-A expectativa é que a tecnologia chegue ao consumidor final apenas em 2026. Até lá você vê outras mudanças ou outras novidades?
Por meio da internet, como a Smart TV´s, ela sempre estará um passo à frente na lógica digital e por conta disso maior interatividade e novas formas de produzir conteúdos. E, agora, nós estamos com a cultura de aplicar a inteligência artificial, provavelmente, a evolução será ainda muito maior.