A Godiva Propaganda, agência full service, acaba de lançar uma pesquisa inédita sobre “O profissional de marketing do varejo brasileiro”. Uma parceria com o Instituto QualiBest e o portal Mundo
Marketing, ela ouviu especialistas da área, que ocupam posições de
gerência (27%), direção (15%) e coordenação (16%), possuem 36 a 45
anos (42%), e são de microempresas (23%) a grandes companhias com mais
de 1.000 colaboradores (23%).
Entre os dados que se destacam, o estudo revela que apenas 43% dos
profissionais de marketing estão satisfeitos com os resultados de suas
campanhas.
Ainda segundo o levantamento, para avaliar a efetividade dessas ações,
eles utilizam o faturamento (70%), volume de vendas (69%) e ticket
médio (68%) como indicadores de sucesso. Além disso, 43% das empresas
afirmam possuir programas de descontos ou fidelidade, sendo que 85%
acreditam que esses programas contribuem significativamente para o
aumento dos negócios.
Por outro lado, a análise de métricas e campanhas que não geram os
resultados esperados figuram como as principais dificuldades enfrentadas
pelos entrevistados, bem como, a integração de canais de vendas e a
implementação de inovações e tendências no mercado.
“A chave para alcançar os resultados esperados em campanhas,
especialmente em um cenário dinâmico como o atual, está na
integração eficaz entre métricas precisas e a capacidade de inovar
constantemente”, afirma Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda,
que complementa:
“É essencial que a mensuração de resultados seja feita de forma
contínua e em tempo real, para ajustes rápidos e alinhados às
expectativas do público. Ao integrar diferentes canais de vendas com
uma estratégia que abrace as últimas tendências, conseguimos otimizar
recursos, adaptar campanhas de forma ágil e oferecer soluções
personalizadas.”
O executivo explica ainda que inovações como inteligência artificial,
automação de marketing e análise avançada de dados são essenciais
para desenvolver estratégias mais eficientes, sempre conectadas ao
comportamento dos consumidores. Dessa forma, é possível potencializar
o impacto, maximizar o retorno sobre o investimento e assegurar que as
iniciativas acompanhem a evolução do mercado.
E para garantir resultados significativos, o calendário promocional
anual é uma das ferramentas indispensáveis para o profissional de
marketing. De acordo com a pesquisa, 72% das empresas ouvidas possuem um
calendário promocional anual para orientar seus projetos, mas a
qualidade desse planejamento divide opiniões: apenas 11% o consideram
“muito bem planejado”, contra 45% que o avaliam como razoável.
Isso se evidencia quando perguntados sobre o tempo de ativação das
campanhas. Para os respondentes, elas levam em média 25 dias, enquanto
47% conseguem executar em até 15 dias, demonstrando agilidade na
resposta ao mercado.
Entre os critérios mais relevantes para a escolha de fornecedores
estão o custo, experiência e portfólio. Assim, destacam-se as
parcerias com agências digitais (50%) seguidas de agências internas
(42%) e agências de publicidade 360º (31%).
“Esses insights tão valiosos ressaltam a importância crescente da
análise de dados e métricas como ferramentas essenciais para a
eficiência no marketing de varejo, a necessidade de maior planejamento
estratégico e a busca por parcerias mais eficazes para otimizar os
resultados no setor”, conclui Rampazzo.
Metodologia e amostra
O estudo foi conduzido entre os dias 1º e 19 de julho de 2024,
utilizando uma metodologia quantitativa online com através de um
questionário estruturado enviado por e-mail.