No site www.oscarabao.com.br estão disponíveis 8 episódios da série, além da história dos personagens e desenhos para imprimir e colorir para diversão das crianças.
Voltada para o público infantil de 5 a 7 anos, a série conta com os personagens Espicho (um grão de arroz aventureiro e bem humorado), Caldim (um grão feijão com jeito de malandro e músico), Farilícia (um floco de farinha de arroz sensato e inteligente) e Toboguini (um macarrão fusilli engraçado e estranho). Juntos foram Os Carabão. Além disso, todos os produtos do supermercado fazem parte da série, cada um com sua personalidade e características.
Os Carabão saem todas as noites para explorar as diversas regiões deste universo vasto e diversificado. Segundo a produtora Cafundó, que assina a produção técnica, o projeto conta com uma linguagem dinâmica e os episódios são ágeis. E não é preciso ter visto os prévios para entender a história. A animação se aproveita das diversas formas dos personagens para criar dinâmica e vários recursos de linguagem audiovisual são aplicados para tornar a experiência imersiva.
Os nomes dos personagens foram escolhidos pelo público através de um concurso cultural promovido pela empresa em 2015 no Facebook. A agência de publicidade N/Brasil, que atende a Urbano, atuou na concepção do projeto junto ao marketing da Urbano.
A Urbano, de Jaraguá do Sul, é uma das maiores do setor de alimentos do país com 64 anos de trabalho no beneficiamento de arroz, feijão, farinha e macarrão de arroz. Conta com mais de 1.700 colaboradores diretos em todas 19 unidades espalhadas pelo país, cuja produção mensal chega a mais de 60 mil toneladas de alimentos.