A Supera Farma acaba de lançar o assistente virtual SabIÁ, uma inovação tecnológica baseada em IA generativa, que une tecnologia e humanização no atendimento. Desenvolvido em parceria entre as áreas de Comunicação, TI e Recursos Humanos, em poucos meses de operação o SabIÁ já registrou mais de 6 mil interações com colaboradores, o que destaca o seu impacto positivo e a transformação na rotina da empresa.
O avatar do SabIÁ foi inspirado no pássaro sabiá, amplamente encontrado no Brasil e conhecido por seu canto melódico, que também pode ser ouvido na área verde da Supera Farma. O nome combina o verbo “saber” com a sigla IA (Inteligência Artificial), reforçando o papel de suporte inteligente da ferramenta. Além disso, o pássaro é representado com próteses em suas asas para destacar o seu compromisso com a diversidade e a inclusão.
Desenvolvido pela empresa OMotor, o SabIÁ foi treinado ao longo de quatro meses para garantir agilidade, segurança da informação e um amplo repertório de conteúdos. A tecnologia permite esclarecer dúvidas sobre folha de pagamento, férias, benefícios, atestados de ausência no trabalho e outras políticas internas. Futuramente, a ferramenta também poderá executar serviços, como solicitações de férias e afastamentos, graças a sua integração com sistemas como o SAP, um dos sistemas de gestão mais usados e seguros do mundo, implementado na Supera Farma em 2024.
De acordo com a pesquisa Transformação Digital do RH, feita pela Think Work e pela Flash, apenas 30% dos departamentos de RH utilizam IA atualmente. No entanto, 72% dos líderes de RH planejam adotar essa tecnologia para otimizar operações cotidianas, conforme estudo da Gartner. A mesma pesquisa revelou que 64% dos líderes consideram que o RH terá um papel central na definição da ética no uso de IA nos próximos cinco anos.
Ana Carolina Tubertini Colli, gerente executiva de RH, Comunicação e ESG da Supera Farma, ressalta a importância da inovação. “O SabIÁ foi projetado para oferecer informações precisas e personalizadas, sempre respeitando critérios de segurança e ética. Ele é mais uma ferramenta que fortalece nosso compromisso com a experiência dos colaboradores e, em breve, deve ser expandido para outros setores”, finaliza.