De acordo com dados da Nielsen Sports, 41% dos brasileiros gostariam de assistir com frequência algum tipo de esporte na TV e não conseguem. Jogos de vôlei e lutas de UFC/MMA estão entre os preferidos. “Nota-se a audiência esportiva reprimida que existe com potencial imenso para ser trabalhado”, esclarece Otavio Carvalho analista de mercado da Nielsen Sports.
Pelos dados da Nielsen Sports, as pessoas que assistem futebol na televisão estão ficando mais atentas. Isso porque 54,3% da população se lembra do patrocinador de algum time, mas existem locais de destaque para essa marca. Camisa de jogador é de longe a mais lembrada, entretanto são as placas no campo e propagandas durante os jogos que também merece menção. De 2009 a 2012 a lembrança de ter visto a marca de um time patrocinado nas laterais do campo cresceu 173% e nas propagandas 103%. “Placas de campo e propagandas são as propriedades que se sobressaem pelo crescimento da ‘atenção’ do público, ainda mais por elas aumentarem a importância no modo como as empresas ativam seus patrocínios. A ativação em diferentes meios costuma ser mais efetiva nessa ‘briga’ pela lembrança das pessoas”, afirma Otavio.
Não é somente o mundo dos negócios que se beneficia dos dois grandes eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos. O clima esportivo também incentiva a prática. De acordo com dados da Nielsen Sports, 46% das pessoas de 16 a 65 anos praticam alguma atividade física. Número que, nos últimos cinco anos, cresceu 24% nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo. Dentro do ranking de modalidades, as cinco que mais se destacaram foram: artes marciais, corrida de rua, ciclismo, futsal e caminhada. “ Isso ocorre devido a preocupação cada vez maior das pessoas com a forma física e com a saúde”, pontua o analista de mercado da Nielsen Sports.