Apesar do Ayrton ter quase abandonado as pistas pouco antes de ir para a GP3 Inglesa, ele conseguiu imortalizar seus patrocinadores, que colhem frutos até hoje, quase 20 anos após a morte deste grande atleta.
Corrida de carro e jogo de tenis, o que isso pode ter em comum? Com certeza que são dois esportes elitizados e poucos sabem que um dos primeiros grandes patrocinadores de Ayrton Senna foi a marca SERGIO TACCHINI, Nike, Adidas e Head que desculpem, mas quando o assunto é tradição e inovação nas quadras de tenis a marca italiana impera no esporte das raquetes. E tudo isso amparada por grandes nomes como John McEnroe, Martina Hingis e Pete Sampras, que conquistaram torneios importantes vestindo roupas da marca italiana, Ayrton foi sem dúvida mais um desses grandes atletas.
Mas Ayrton não era apenas bom de braço. Carismático e com a imagem de um bom moço, mas sem deixar de lado a sua personalidade forte e absolutamente competitiva, Senna também fazia bonito na propaganda, figura fácil e pole position em comerciais de todos os tipos.
O legado de Senna nas pistas é tão incrível que hoje, 19 anos após a sua morte na trágica curva Tamburrello, no GP de Ímola, sua marca permanece extremamente forte e valiosa, certamente a maior do automobilismo nacional e entre as maiores do esporte mundial.
A marca administrada por sua irmã Viviane Senna fatura milhões com os mais diversos produtos, desde alimentos até réplicas dos capacetes usados pelo piloto durante sua carreira. Segundo o Instituto Ayrton Senna, que detém os direitos da marca, o dinheiro arrecadado com os produtos do ídolo é completamente revertido para os projetos sociais.
Confira alguns comerciais com a marca do ídolo, incluindo a homenagem da Honda.
Ayrton Senna F1 – Comercial da Shell – 1992
Sound of Honda – Ayrton Senna 1989 – Homenagem da Honda simulando uma grande volta de Ayrton.
Abaixo vemos grandes marcas lembradas até hoje:
Banco Nacional:
Marca símbolo do piloto. Banco brasileiro que o patrocinou a partir de 1985, sendo mantido até sua última temporada. Em determinado momento, com o sucesso do piloto, o banco se dispôs a abrir mão do patrocínio, em razão de não poder cobrir os valores das cotas. Senna fez questão de mantê-lo, mesmo sem oferecerem o valor que alcançaria com outros patrocinadores, por gratidão, por apoiá-lo no início de sua carreira na Formula 1. Após intervenção do Banco Central, foi adquirido pelo Unibanco, hoje Itaú-Unibanco.
Marlboro:
Marca de cigarros integrante do grupo anglo-americano Philip Morris. Patrocinou uma série de eventos esportivos, em especial o automobilismo. Esteve na Formula 1 do início dos anos 1970 até o final da década de 2000. Muito associada com as equipes McLaren principalmente, e Ferrari, além da Penske na Formula Indy. Foi perdendo espaço com a popularização das leis antitabagistas.
Kenwood:
À época lembro de ver a marca em propagandas e em lojas automotivas estampando sons de carros, ao lado da Pionner. Ainda hoje mantém-se neste nicho, oferecendo também unidades com GPS incorporado e produtos de comunicação via rádio.
Tag Heuer:
Tradicional companhia suíça de relógios fundada no Século XIX. Realizou a cronometragem oficial da Formula 1 por algumas temporadas. Ainda hoje patrocina a McLaren.
Hugo Boss:
Tradicional empresa alemã, que iniciou no ramo têxtil de vestimentas, obtendo grande êxito neste mercado. Passou a produzir óculos, relógios, perfumes (o piloto da McLaren, Jenson Button é garoto propaganda da marca) e produtos de luxo.
Tencel:
Antigamente não sabia do que se tratava, pois naquela era pré-internet, estas informações de empresas estrangeiras eram bastantes restritas. O logotipo atual é diferente do da época, e as referências informam que trata-se de uma fibra de celulose utilizada na indústria têxtil, substituindo o algodão, com processos de fabricação bem menos agressivos ao ambiente.
Camel:
Uma mistura perfeita entre o tabaco turco e o americano resultando em um sabor único e um aroma diferente, proporcionando um prazer em cada tragada. Assim pode ser definido o tradicional cigarro CAMEL, uma das marcas ícones no setor de tabacaria no mundo.
John Player Special:
Seis títulos de Pilotos, sete de Construtores e o legado deixado por lendas como Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi e Mario Andretti fizeram da Lotus uma marca mais do que disputada na Fórmula 1, mas na cabeça antes de Lotus, sem a marca John Player é lembrada de forma nostalgica.
Com informações do blog SennaBR.