Segundo a última Pesquisa Brasileira de Mídia ¹, cerca de 63% dos brasileiros assistiam à TV para se informar. Sendo que 77% desse público acompanhava à programação televisiva nos 7 dias da semana. Hoje este número mesmo que em menor escala, ainda mostra o poder que este meio de comunicação tem na vida do brasileiro.
A pesquisa ainda mostra que grande parte deste número, 78% com mais de 65 anos, seguido de 76% entre 55 e 65 anos e tendo a menor faixa de representatividade entre jovens de 18 a 24 anos, com pouco mais de 44%. O público predominante é o feminino com 63%. Para algumas marcas e produtos, o merchandising é um nicho ainda muito forte para ser explorado e com grande representatividade de compra.
Com certeza todo mundo já viu apresentadores de tv, interromperem entrevistas ou matérias para “dar um recado especial”. Dados da última pesquisa realizada, o campeão de merchandising em tv aberta foi o apresentador Ratinho do SBT. Somente em dezembro de 2017, das 307 ações de marcas exibidas nas atrações do SBT, 116 foram concentradas no programa do apresentador.
O ritmo segue forte também nesse ano. Em maio, a quantidade de ações de marcas no programa do apresentador foi de 156, um número expressivo dentro da média de espaços da emissora. Nomes como das apresentadoras Sônia Abrão e Cátia Fonseca figuram na lista das mais procuradas para ações.
Os investimentos com merchandising movimentaram R$ 7,4 bilhões em 2017, em queda de 6,2%, comparado com os investimentos de 2016, segundo os dados da pesquisa. Enquanto algumas marcas e produtos recuaram suas ações de merchandising para tv aberta, outras aproveitaram esta lacuna e aumentaram os números de inserções diárias.
Uma das empresas que seguiram este plano de negócios, é a Sono Quality Colchões. Segundo Rubens Ressutti, diretor de marketing da empresa, em 2017 foram mais de 2510 ações, pulverizadas em mais de 15 programas em diferentes emissoras.
Se considerarmos os números de 2017, a marca esteve presente em programas de tv, no mínimo 6 vezes por dia, em 365 dias corridos. Em 2018 a empresa fechará o ano com mais de 3152 ações de merchandising, divulgados em 13 programas diferentes na tv aberta, elevando a média diária para 16 ações. Um aumento de 27,5%, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Hoje a Sono Quality é uma das empresas brasileiras que mais realiza ações de merchandising. Para Ricardo Eloi, CEO da empresa, para 2019 novas métricas de divulgação estão sendo estudadas e planejadas, mas o merchandising continuará com força e com boa parte dos investimentos direcionados para a ação.
“O merchandising é um grande atrativo para as marcas e produtos pela rapidez do feed back que o cliente repassa. Conseguimos hoje mensurar dados e informações através das ligações para nossa central de atendimento, que atualmente conta com mais de 130 profissionais que são responsáveis por quase 35 mil atendimentos dentro do mês.“, explica Eloi.
Para compor ainda o marketing de divulgação dos produtos da empresa, o departamento comercializa ainda espaços comerciais nas emissoras, trabalha informe publicitários das atividades da empresa em canais específicos e começou recentemente um trabalho de mídia digital para atender os pedidos e informações que chegam através do site da empresa e das redes sociais.
Hoje a marca conta com mais de 4 apresentadores para compor as gravações e atender a demanda de programas de TV. 90% das ações são compostas no formato ao vivo. Waldir Flores, diretor de comunicação da empresa e um dos apresentadores de merchandising mais experiente do Brasil, o fator primordial para obter sucesso na ação é conhecer fielmente o produto e todas as propriedades, ter uma percepção de improviso e estar atento durante todo o tempo. Simpatia, carisma e pulso firme, completam a lista de adjetivos do comunicador para passar a mensagem e obter retorno.
Legenda: ¹ Pesquisa oficial referente ao ano 2016.