O paciente mudou – por que o médico continua se posicionando da mesma forma?
O paciente atual busca muito além de uma consulta ou procedimento médico – ele busca se conectar com seu médico. Na imensa maioria das vezes essa conexão acontece de forma prévia, através das redes sociais, mas isso você já está cansado de saber.
Mas e o que acontece quando o paciente está em consultório? Eu acredito que os médicos de hoje estejam pensando apenas em estratégias de Instagram e esquecendo que a fidelização acontece dentro do consultório médico.
O paciente atual não quer apenas uma consulta médica com prescrição de medicamentos ou recomendação de procedimento. Ele quer viver uma experiência que o faça se sentir único e especial.
Como médico, esse momento em consulta é crucial, pois é o único em que o médico pode (e deve) gerar diferenciação. Afinal, seus procedimentos e tratamentos são exatamente iguais aos da sua concorrência. Então o que paciente vai levar na memória dele após sair do seu consultório, são as experiências que fizeram ele se sentir encantado e surpreendido.
Então, mais do que pensar em estratégias de conteúdo no Instagram, o médico precisa pensar em toda a jornada do seu paciente para estruturar estratégias de experiência: estratégias sensoriais, ambientes instagramáveis, estratégias de pertencimento e recorrência e pós-consultas diferenciados.
Essa é a grande sacada do momento, que vai levar seu consultório para outro patamar, elevar sua percepção de valor e fidelizar o seu paciente.
Sabrina Isabela | @sabrinaisabela @fevermarketing
Founder e diretora da Fever Marketing Médico – Assessoria fundada em 2015 com ênfase em marketing e branding. Especialista em posicionamento estratégico para Dermatologia, Endocrinologia, Ginecologia e Cirurgia Plástica.