Assunto polêmico e cansativo, porém, necessário no mundo digital. E cá entre nós, está todo mundo exausto de ouvir as mesmas frases, acompanhar diferentes perfis nas redes sociais com os mesmos campos visuais e as inúmeras replicações de ideias. A famosa “falta de autenticidade” foi assunto abordado por Profissionais de Branding na Comunidade Avançada de Branding, o CAB, liderado pela Especialista em Experiência de Marca, Suellen Gargantini, diretamente da Itália.
Seguindo o significado da palavra propriamente dita no dicionário, Autenticidade consiste em: qualidade, condição de caráter e legitimidade. Ou seja, atribuir a sua versão de si moldada a uma nova percepção sobre um assunto, ideia ou situação. Mesmo diante de oportunidades diferenciadas dentro do universo digital ainda cai em conceito “O que é ser Original?”, podemos atribuir a algumas Marcas Pessoais o poder de entender a agir de acordo com seus valores, visões e sua personalidade (essência).
Seguindo no contexto estratégico de diferenciação do mercado, se apossar de uma ideia possivelmente já existente, ou não, realinhar e desenvolver um conceito ainda melhor, e seguir destrinchando de ruídos anteriormente introduzidos na comunicação. Seria igual ao ditado popular “pega essa ideia e cria uma sacada ainda melhor”.
No contexto ainda do mundo digital podemos aprofundar com uma nova visão sobre ser original, onde uma Marca Pessoal se alimenta de diferentes fontes de conhecimentos, culturas e informações, passa a analisar e absorver de um modo peculiar (único sobre si mesmo), com a tendência de desenvolver e recriar ideias trazendo em seu conceito a sua própria visão.
Entrando para o universo Posicionamento de Marca como um todo (offline e online) podemos criar oportunidades de mercado e entender a realidade de suas potencialidades. Ou seja, como por exemplo; aprender a expressar uma Marca Pessoal nos canais de comunicação e em ambiências certas.
O que devemos expressar? Como devemos expressar
Por que devemos expressar? Para quem devemos expressar?
A expressão de Marca e o resultado por si só tende a ser marcante, lembrada e significativa quando se tem originalidade na comunicação verbal e visual, unificado ao universo da própria Marca Pessoal. Opiniões relevantes foram mencionadas na mesa de debate dentro da Comunidade Avançada de Branding: se apossar do próprio caráter, aumentar o nível sobre determinados assuntos, culturas e experiências totalizam em uma somatória clássica de autenticidade e originalidade em tempos difíceis. Podemos considerar que todo e qualquer ambiente que está em falta “de” pode-se desenvolver uma nova forma de expressar, a Marca Pessoal que estiver observando detalhadamente as tendências terá oportunidade de se apossar dos espaços vazios que surgem no mercado quando se trata de Branding.