A fotografia tem a missão de eternizar momentos. Pode ser clichê, mas é uma grande verdade. E o que ela tem a ver com o Branding? TUDO. Usar a fotografia estrategicamente, pode melhorar a forma que as pessoas enxergam sua marca no mercado. Acredito que em sua mente veio agora, aquela imagem de ensaios fotográficos, um estúdio e vários equipamentos de iluminação, não é verdade? Essas são referências reais, mas quero te levar além.
Para que o resultado das fotos traduza a essência da sua marca, é importante voltarmos ao início. Entender a sua história e ter definidos sua missão como marca nesse mundo, vai fazer total diferença. Contratar um profissional que exerça o Primal Branding e use estrategicamente essas informações, tornará possível, mostrar através das fotos, QUEM SUA MARCA É DE VERDADE.
A fotografia é o resultado de tudo que sua marca é ou deseja ser para seu cliente.
Falando em redes sociais, você já parou pra pensar em como somos atraídos por boas imagens? Um exemplo bem clássico é o Instagram.
Posso garantir que antes de comprar um produto ou contratar um serviço, você já procurou o perfil dele no Instagram, olhou as imagens no perfil e acabou pesquisando um pouco mais, daqueles perfis que você se identificou com alguma foto no feed.
Depois, claro, deu aquela pesquisada nos destaques e nos feedbacks dos clientes.
Aí sim fez a compra. Fazemos isso quase que no automático e compramos, em sua maioria das vezes, quando aquilo que é apresentado gera em nós uma conexão. Seja ela visual ou não. Percebeu como a fotografia tem TUDO a ver com Branding da sua marca?
Sugiro que você dê um pouco mais de atenção a ela em sua estratégia na hora de planejar as próximas ações da sua marca. Você pode estar pensando: agora vou precisar fazer vários ensaios profissionais. E talvez não seja sua realidade investir nisso nesse momento, mas sinto te dizer que SIM, você vai precisar investir. Mas quero te dizer que o cuidado com sua imagem e o alinhamento devem ser constante e vão além de ensaios profissionais. É necessário pensar desde sua foto de perfil nas redes sociais, no cuidado com os Stories que você aparece, em todos os pontos de contato com seu cliente e principalmente pessoalmente. Sim, você precisa pensar estrategicamente todas as suas ações e em todos os momentos. Sua imagem te acompanha por onde você for. Todos os pontos de contato com seu cliente, são oportunidades de fortalecer ainda mais a imagem de sua marca. A fotografia é uma forma de conectar pessoas a sua marca. Se você trabalha com produtos, pode associar as imagens deles com sua história de criação. Se trabalha com serviço pode usar a mesma estratégia.
Criar conexão é fazer sentir. Compramos de empresas que nos identificamos e viramos fãs, das empresas que nos conectamos.
Gosto de uma situação, do livro Branding Emocional da Cristiane Thiel que diz:
“Uma ótima maneira de humanizar sua marca é se conectar por meio de histórias e experiencias, não apenas por meio do produto a ser vendido. Crie Histórias que mostrem os valores e a personalidade da sua marca. Não tenha medo de ser vulnerável e honesto. Ser genuíno cria confiança e por sua vez lealdade.”
Parafraseando a citação de Cristiane, eu diria:
Não tenha medo de sair do óbvio ao planejar suas fotos profissionais.
O mundo já está cheio de ternos e batom vermelho.
Se isso faz sentido pra sua marca, tudo bem. Mas se não faz, ouse ser diferente.
Faça sentir, para fazer sentido na vida de alguém.
O mundo precisa de marcar autênticas.
Débora Torres @simplelove.photo
Fotógrafa na Simple Love Photo