Hoje, o Jogada do Marketing publicou uma matéria interessantíssima sobre o crescimento e a alta adesão do futebol americano no Brasil, principalmente na finalíssima, intitulada Super Bowl. Confira os números, que são impressionantes, clicando aqui.
O assunto levanta um questionamento importante para o atual cenário. O Brasil mantém diversas modalidades esportivas a duras penas. O futebol é a exceção à essa regra e movimenta cifras astronômicas, bem como sempre mobilizou toda a sociedade, porém, com um futuro que não parece tão promissor, pelo menos com a realidade que se apresenta nos dias de hoje.
Se atentando especificamente ao futebol, que ainda é o único esporte de massa no Brasil, o que percebe-se e registra-se é uma queda na fidelização e na adesão. Desnecessário dizer que essa baixa se deve muito aos recorrentes escândalos que acompanhamos nos últimos anos, inclusive o do último Brasileirão, com um caso que parece não ter fim, além do próprio nível técnico na prática do jogo, que não se compara ao de grandes mercados futebolísticos.
O fato é que o brasileiro está cansado de ser tratado com descaso, seja no âmbito social ou esportivo. A crescente adesão à UFC, NFL e futebol europeu não estão acontecendo à toa. O crescimento das TV’s por assinatura fez com que a população tivesse acesso à competições excessivamente profissionais, algo que só aumentou a frustração com o que produzimos aqui.
Até mesmo a Copa do Mundo, um sonho de consumo de qualquer um há duas ou três décadas, hoje é motivo de revolta para muitos, inclusive os próprios fanáticos por futebol.
É ou não preocupante o cenário do esporte brasileiro?