A agência curitibana de design Annexo apresenta ao mercado uma ferramenta de inteligência artificial desenvolvida para integrar os colaboradores, como um suporte a gestão interna. A Nexa a.i é um recurso estratégico que conecta informações, otimiza processos e empodera a equipe com acesso instantâneo e eficiente a dados essenciais. Já implementada entre os colaboradores da agência, a Nexa a.i esclarece dúvidas sobre políticas de cargos e salários, compreende a estrutura organizacional, conhece os profissionais de cada setor e, também, permite a consulta a fluxogramas de processos internos.
“A ferramenta Nexa a.i está pronta para fornecer respostas rápidas e precisas. Seu objetivo é garantir que cada membro da equipe tenha autonomia para acessar informações sem precisar recorrer a múltiplos canais, promovendo uma comunicação fluida e transparente”, conta Ricardo Macedo, CEO da Annexo. A partir de seu lançamento oficial, a Nexa a.i ainda estará disponível para o mercado.
Fundada pelos empresários, sócios e primos Giuliano Correa e Ricardo Macedo em 2020, a Annexo mantém profissionais no Brasil, mas atende clientes da Argentina, Inglaterra, França, Luxemburgo e Itália, com 154 marcas, um faturamento de R$ 3 milhões em 2024 e a previsão de ser a maior do segmento nos próximos cinco anos. Essa expansão da Annexo passa pelo setor de tecnologia e desenvolvimento de ferramentas uteis para o mercado profissional. “Sempre estivemos em busca de soluções tecnológicas que facilitassem o nosso trabalho, principalmente nas áreas de recursos humanos e comercial. Com o sucesso interno da Nexa a.i, percebemos que era o momento de apresentarmos esses produtos exclusivos para o mercado”, explica Macedo.
Marcas como Sal Diana, Caixa Econômica Federal, Itaipu Binacional, Casa Prates e Hospital Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO), o maior da América Latina, são alguns exemplos no portfólio da agência full service que acredita no poder da união entre estratégia, criatividade e design para transformar negócios. “Mais do que uma ferramenta, a Nexa a.i reflete a essência inovadora da Annexo. Totalmente alinhada aos valores e à missão da agência, ela funciona como uma extensão da equipe, incorporando o tom de voz, a personalidade e a essência da marca descritos nos materiais de referência”, explica.
Além disso, a Nexa a.i é um recurso essencial para a gestão interna, oferecendo suporte em áreas como desenvolvimento de carreira, estrutura de remuneração e acompanhamento de processos internos, sempre em conformidade com as diretrizes da organização. “Como consultora estratégica e criativa, a Nexa a.i oferece suporte em branding — incluindo o produto ágil Brand Sprint —, campanhas publicitárias, social media, ativação de marca, planejamento estratégico, design gráfico e otimização de performance. Tudo isso com um foco constante em inovação, impacto e colaboração”, detalha Macedo.
Dentro da Annexo, com um conhecimento aprofundado sobre fluxogramas de processos, incluindo áreas como Social Media, Identidade Visual, Naming, Comercial, Webdesign e Brand Sprints, a Nexa a.i é capaz de identificar gargalos, propor ajustes e impulsionar a eficiência operacional. “Seu impacto vai além da otimização de processos: ela promove a integração da equipe e fortalece a cultura organizacional”, comenta o criador.
Agora, a Nexa a.i poderá ser treinada em poucas semanas para atuar em diversas áreas do mercado, independentemente do setor de atuação da empresa contratante. “A Nexa a.ié o futuro da gestão interna ao unir tecnologia e estratégia para transformar o ambiente de trabalho. Essa inovação reafirma o compromisso da agência em criar não apenas marcas icônicas, mas também um espaço onde a colaboração e a excelência sejam parte do dia a dia”, completa Ricardo.