Assim como o Uber e o AirBnB, o Tinder quebrou paradigmas nos negócios e mudou a forma como vivemos. O aplicativo originou até o termo “tinderização”, que indica modelos de negócios digitais baseados na ligação entre pessoas com gostos e interesses em comum. Dessa forma, ninguém melhor do que o italiano Andrea Iorio – que comandou o Tinder no Brasil na época em o país assumiu o posto de segundo maior mercado do mundo do aplicativo e em que virou o app de maior faturamento do App Store brasileiro – para falar sobre revolução digital. Em setembro, chega às livrarias o primeiro livro do especialista, 6 competências para surfar na transformação digital, pelo Planeta Estratégia – selo de negócios da Editora Planeta.
Com experiências de vida e de trabalho em países como Itália, Egito, Estados Unidos, China, Marrocos, El Salvador e Israel, o autor compartilha exemplos de sua trajetória profissional, que inclui a atuação como investidor anjo de apps como Zen, Scorp e Filmr e a fundação do app beneficente Ajuda Já, assim como os aprendizados adquiridos na observação das mudanças sociais e humanas já provocadas pela Revolução 4.0.
A obra trata das competências básicas que todo profissional que deseja se sair bem em meio à transformação digital precisa dominar – seja em start-ups digitais com novos modelos de negócios, ou em empresas tradicionais que buscam se adaptar às mudanças trazidas pela tecnologia. O autor, que assumiu o cargo de Chief Digital Officer da divisão de produtos profissionais da L’Oréal em 2018, desmistifica a crença de que a transformação digital se restringe a debates técnicos ou aos departamentos de inovação das grandes empresas. O foco do autor é na dimensão humana, aquela que não poderá ser substituída pela automação e inteligência artificial.
“Transformação digital não é um termo sobre tecnologia, mas sim sobre pessoas. É um termo humano, sobre comportamento humano. E, no mundo dos negócios, não é diferente: é sobre como escalar um negócio por meio de novas competências dos times, tendo as ferramentas digitais como meio” diz o autor no livro.
Andrea Iorio explora temas como flexibilidade cognitiva, execução inovadora, conhecimento sobre comportamento humano, pensamento crítico, crescimento sustentável e altruísmo digital como garantia de sucesso em tempos disruptivos.
“Este livro é essencial para aqueles que estão envolvidos em qualquer processo de transformação digital, pois ele foca na mola-mestra por trás de qualquer revolução: o ser humano”– Martha Gabriel
AS 6 COMPETÊNCIAS
FLEXIBILIDADE COGNITIVA |
A capacidade de adaptação do nosso cérebro às situações em constante transformação geradas pelo cénario VUCA. |
EXECUÇÃO INOVADORA |
O entendimento de que inovar não significa necessariamente inventar algo novo, mas sim preencher uma demanda reprimida com um produto viável tecnicamente e com alto valor agregado. |
ESPECIALISTA EM COMPORTAMENTO HUMANO |
A identificação de tendências profundas de mudanças na demanda de consumidores, e não apenas na superfície. Traz insights a partir de outras áreas do saber, como sociologia, antropologia, neurociência, entre outras. |
PENSAMENTO CRÍTICO |
A atitude de desafio do status quo das coisas para identificar oportunidades de geração de valor, usando sempre uma mente de principiante que questiona tudo. |
CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL |
A busca para uma geração de valor para o cliente que faça crescer seu negócio de forma sustentável, ou seja, agregando valor ao ecossistema no qual você opera e não tirando valor. |
ALTRUÍSMO DIGITAL |
A priorização do ser humano ao centro da experiência de negócio, focando no modelo de negócio H2H (Human to-Human), num contexto de ameaça da tecnologia de substituir nossas competências técnicas – o que nos obriga a focar em nosso lado mais humano. |
SOBRE O AUTOR
Andrea Iorio nasceu em Gênova, na Itália. É formado em Economia pela Universidade Bocconi e possui mestrado em Relações Internacionais pela Universidade John Hopkins. Com mais de dez anos de experiência em empresas multinacionais de tecnologia, é Chief Digital Officer (CDO) e membro do Comitê Executivo da divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal Brasil. Também atua como investidor-anjo de startups digitais, como Zen, Filmr e Scorp. É fundador do app beneficente Ajuda Já, voltado à prevenção de suicídio. Ficou conhecido por lançar o Tinder no Brasil, do qual esteve à frente por quase cinco anos. Neste período, o país tornou-se o segundo maior mercado do mundo do aplicativo de relacionamentos e o app de maior faturamento no App Store brasileiro.