A Animativa, terceira maior empresa no setor de papelaria no Brasil, se destaca em 2024 com uma estratégia de investimentos no mercado de licenciamento. Apostando em grandes marcas como Larissa Manoela, Manual do Mundo, Moranguinho e Pixar, a empresa consolida sua posição como um dos principais players do setor, que vive um momento de alta.
De acordo com a Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), o setor encerrou 2023 com um faturamento recorde de R$ 23,2 bilhões no varejo, representando um crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Este desempenho reflete a força das parcerias estratégicas e o apelo contínuo das marcas licenciadas junto aos consumidores.
Como parte da sua estratégia para este ano, a Animativa ampliou sua relevância ao focar em parcerias com marcas de grande apelo. A organização apostou em licenças que conversam com diferentes públicos e tendências de consumo, garantindo um mix de produtos diversificado e competitivo.
“Apostamos em licenças que dialogam com públicos diversos e acompanham as principais tendências de consumo. Nosso objetivo é oferecer um portfólio de produtos que seja ao mesmo tempo atrativo, inovador e competitivo no mercado,” disse a executiva de Marketing da Animativa, Izabelle Cangussu.
Diversidade e Inovação como Estratégia
O diferencial da Animativa está em seu portfólio versátil, com licenças que vão do público infantil ao jovem adulto, sempre alinhado às principais tendências de consumo.
Com o avanço de novas tecnologias, como inteligência artificial e realidade aumentada, e a expansão do consumo de conteúdo digital, o mercado de licenciamento tem espaço para continuar crescendo. A Animativa, com sua visão estratégica e foco em marcas fortes, planeja investir ainda mais em inovação e expansão para 2025.
“O sucesso do mercado de licenciamento comprova a força das marcas que conseguem criar uma conexão verdadeira com seu público. Na Animativa, buscamos ir além de produtos, transformando-os em histórias que inspiram e geram identificação”, destaca a executiva.
Larissa Manoela
A coleção Larissa Manoela by Animativa foi desenvolvida para representar diferentes facetas da artista, dividida em três temas: Doce Romance, dirigida a pessoas que apreciam o romantismo e a delicadeza, Memórias da Lari: Inspirada na infância de Larissa, essa linha tem como público-alvo crianças e jovens e Wanderlust, pensado para os amantes de viagens, a linha oferece cadernos com miolo de gramatura especial, ideais para serem usados como diários, além de um plano de viagens.
Manual do Mundo
A linha de cadernos do Manual do Mundo, incorporou valores de inclusão e eficiência no estudo, esses cadernos apresentam um alfabeto em libras, garantindo que o conhecimento seja acessível a todos. Além disso, eles adotam o Método Cornell, uma técnica de tomada de notas desenvolvida para organizar informações de forma eficaz, maximizando o aprendizado dos estudantes.
Moranguinho
Ícone de infância para muitos, a Moranguinho é o outro destaque da coleção da Animativa em 2024. Com um toque de nostalgia, a Moranguinho atrai diversos públicos, e não só as crianças, diante de cadernos com detalhes que lembram a infância. Os produtos são direcionados para todos que valorizam a qualidade, a criatividade e o estilo. O destaque da Coleção da Animativa é o Caderno Colegial, da linha Vintage, com 1 e 10 matérias, em que as páginas do miolo vêm com o famoso cheirinho de morango e quanto mais se escreve o aroma fica mais forte.
Pixar
A nova coleção de cadernos não só atrai fãs dedicados da Pixar, mas também atinge um público mais amplo, com os cadernos: universitário, cartografia, brochura e colegial edições. Cada caderno da coleção foi cuidadosamente projetado para capturar a essência e a personalidade dos personagens que todos nós conhecemos e amamos. De Buzz Lightyear, em “Toy Story,” até a alegre Dory de “Procurando Nemo,” as capas são uma celebração do espírito de aventura e amizade que a Pixar sempre trouxe para as telas.