Sabes o que todos temos em comum que é transversal à cultura, país, valores ou crenças?
Memórias afetivas & emoções
Antes de falar-te mais sobre emoções e apresentar-te os 4 pilares que são fundamentais a trabalhar e como isso mudará completamente o posicionamento da tua marca, quero apresentar-me. Afinal, eu acredito que, tudo começa na emoção.
Sou portuguesa, com um sotaque bem carregado do norte, apaixonada por vinho, música e arte. Cresci sem opção. E não estou a falar dos meus amados 1,76cm de altura, mas isso já é conversa para outra altura. Sou formada em Psicologia, com especialidade em Organizações, e foram as organizações que me levaram à paixão e ao universo da estratégia e posicionamento de marca.
E deves estar agora mesmo a perguntar-te, porque razão falou sobre estes pequenos detalhes da vida dela? Simples, e vou contar-te o porquê.
A publicidade já não funciona como funcionava há anos atrás. Hoje, o consumidor antes de comprar o teu produto/serviço, compra quem és. Isto significa que, mesmo que tenhas uma marca, e não sejas tu (CEO) a dar a cara por ela, as pessoas que escolheres para comunicar com o teu público têm de estar bem alinhadas com a essência da tua marca.
O que me leva a falar então dos 4 pilares com valores emocionais que são fundamentais para a construção da tua marca e principalmente, para a conservação dela na mente do teu público:
• Relacionamento: movimentar a experiência emocional que o cliente procura. Como? Através da criação de um relacionamento entre ti/a tua marca e o teu público.
• Experiência Sensorial: aqui está um ponto de diferenciação que além de cooperar para a memorização da marca, por causar o fator surpresa, estabelece uma preferência e dá ainda a possibilidade de criar um laço de fidelidade (devido às emoções e sensações) do cliente com a marca.
• Storytelling: se a tua marca for capaz de desenvolver uma narrativa sedutora e coerente, chegará mais rápido ao coração do consumidor, e por consequência, o teu nome será lembrado no momento de decisão de compra.
• Visão: o valor da tua marca engloba uma complexidade de decisões a serem tomadas pela empresa, que se traduzem na análise/diagnóstico, construção de marca e plano de ação (a curto/médio e longo prazo).
E a minha pergunta para ti, que estás agora a ler este artigo é: “A tua marca desperta emoções?”