As atualizações do Instagram muitas vezes são vistas de maneira polêmica pelos usuários. A razão disso, é que, comumente, a entrega de conteúdos fica prejudicada e, até mesmo para quem se dedica a estudar o algoritmo da plataforma, fica complicado entender tantas alterações de funcionamento. Nas últimas semanas, o Instagram tem lançado atualizações diárias, às vezes, mais de uma vez por dia e para Jennifer de Paula, BBA, especialista em marketing digital, diretora da MF Press Global e responsável por diversas contas com milhões de seguidores, isso configura um momento ruim para quem depende do engajamento na plataforma. “Muitas pessoas têm reclamado do número de seguidores estar caindo. Elas recebem a notificação que há novos seguidores, mas o número não aumenta. Isso desmotiva os usuários”, afirma.
De acordo com ela, há uma sensação generalizada de que não há nada que possa ser feito para reduzir os impactos das atualizações. “Isso prejudica os produtores de conteúdo e prejudica as empresas, ou seja, nem as campanhas estão dando os resultados que elas davam antes”, pontua. Jennifer afirma que desde que a plataforma atualizou para parte do grupo “Meta” as reclamações têm sido constantes. “São perfis que um tem música e o outro não tem. Um tem uma atualização e o outro não tem. Tudo bem que existem testes, mas até que ponto essa desigualdade acaba por excluir outros perfis?”, questiona.
Para ela, todos os problemas que são enfrentados atualmente se devem à competição com outras redes sociais. “O TikTok ganhou muito espaço, essa competição interna deles está prejudicando os usuários e não está deixando ninguém satisfeito”, opina. Além disso, a falta de entrega de conteúdo acaba por tornar os usuários do Instagram reféns de campanhas e patrocínios. “As empresas estão cada vez mais dependentes das redes sociais, então são diversos pontos negativos de prejuízo que estão sendo causados”, explica Jennifer de Paula.
Para melhorar o cenário, a especialista acredita que a rede social deva se estabilizar. “As atualizações precisam parar para que possamos nos adaptar. Atualmente, não conseguimos nos acostumar com uma atualização e outras cinco já chegam”. Jennifer acredita que, no momento atual, as redes sociais estão mais atrapalhando os criadores de conteúdo do que ajudando. “O Instagram não é como as redes sociais que você deixa de produzir por um período e quando você volta a publicar, o conteúdo é entregue. No Instagram, quanto menos você utiliza, menos o seu conteúdo é entregue para os seus seguidores”, pontua.