Clientes satisfeitos são o melhor cartão de visitas que um negócio pode ter. Para a Barte, fintech que oferece um sistema modular de soluções de pagamento para médias e grandes empresas, colocar a assinatura dos clientes na comunicação é uma maneira de homenageá-los e, ao mesmo tempo, deixar seu posicionamento bem claro ao mercado. Esse é o norte da nova campanha de marketing que a startup lança no dia 4 de fevereiro, com inserções em três painéis no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, e a presença de marcas como Buser, Mash e Hubla.
Batizada de “Ninguém Joga Como Eles”, a campanha exibe o diferencial competitivo de 16 clientes de sua base, incluindo diversas indústrias. A ideia é exaltar os parceiros com aquilo que os torna mais especiais em seus mercados de atuação e amarrar com o conceito da campanha, que é “ninguém joga esse jogo como eles”.
Juntos, os 16 clientes escolhidos faturaram quase R$ 6 bilhões por meio da infraestrutura de pagamentos da Barte em 2024. “Buscamos trabalhar com empresas maduras, estruturadas, com obsessão por planejamento e execução em desafios de curto, médio e longo prazo. É isso que entendemos como empresas que ‘jogam sério'”, explica Bruno Israel, head de Branding da Barte.
Com a campanha, a startup, que inicialmente atendia a pequenas e médias empresas, explicita ao mercado que está migrando para as médias e grandes, um quadrante mais sólido e desafiador – a plataforma de e-commerce Magazord, a Stanleys Hair, líder em transplantes capilares na América Latina, e a traveltech Just Travel, são outros exemplos concretos desse novo posicionamento que se desenha.
Continuidade na cocriação e no circuito “Out of Home”
Trata-se da segunda campanha que a fintech lança em menos de seis meses em colaboração com os próprios clientes. A exemplo do que ocorreu em outubro do ano passado, quando foi divulgada uma propaganda no Aeroporto de Congonhas, a comunicação da Barte é estrelada pelas empresas que fazem parte de seu portfólio. Para desenvolver a campanha anterior, a marca contou com a colaboração de cinco clientes para um brainstorming. “Eles nos contaram todas as experiências ruins que haviam tido com infraestruturas de pagamentos nos últimos anos. Transformamos aqueles casos em situações cômicas e os próprios clientes assinavam os anúncios com a tagline “Chama Barte”, recorda Bruno.
Assim como ocorreu da outra vez, a Barte frisa que os clientes participaram da campanha sem terem solicitado qualquer tipo de contrapartida. “Criamos um key-visual para cada um, de acordo com seu discurso e posicionamento de marca, e todas aprovaram. Por trás disso, está o bom relacionamento que soubemos construir e manter com nossos clientes. É uma química que não dá certo por acaso, mas porque ambos os lados se esforçam para desenvolver a relação”, conta o executivo da Barte.
Essa proximidade que a Barte cultiva com seus clientes é uma arma poderosa para sobressair em um mercado altamente comoditizado, no qual não há percepção clara das diferenças entre os produtos oferecidos pelos concorrentes. Uma comunicação mais participativa é uma forma de valorizar a cultura de “jogar junto”, que é um dos pilares da empresa.
“Falamos sobre link de pagamento, antecipação, parcelamento, soluções white label, mas também sobre recompra, fidelização, taxa de satisfação, taxa de indicação – que são atributos e indicadores fundamentais para o crescimento de um negócio e sua marca, e que geralmente não estão associados à indústria do pagamento”, pontua Bruno.